De autoria do vereador Washington Mendes, Projetos de Lei em prol dos hemofílicos são aprovados em Barra do Rocha

|

Vereador Washington Mendes e o hemofílico homenageado Vanderver Moura 
Foram aprovados no último mês de maio, dois importantes projetos em benefício das pessoas com Hemofilia visando a garantia dos direitos e mais acessos as políticas publicas no município de Barra do Rocha. De autoria do vereador Washington Mendes, ambos homenageiam o jovem Vanderver Leonel Moura, um dos primeiros casos registrados de hemofilia na cidade, defensor da causa e atual diretor administrativo da Associação Baiana dos Hemofílicos (ABEH).  

O vereador Washington Mendes falou ao BR News sobre esta iniciativa, amaradas pelos Projetos de Leis. “Mais do que uma homenagem ao amigo Vanderver, estas Leis representam reconhecimento, dignidade e conscientização sobre a realidade vivida por pessoas acometidas por hemofilia e outras coagulopatias hereditárias, buscando amenizar as dificuldades diárias dos mesmos. Buscamos garantir maior proteção, inclusão social, acessibilidade e fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas acometidas por essas doenças raras. Esperamos que as mesmas sejam sancionadas e os hemofílicos da cidade gozem de tais direitos e benefícios,” destacou Mendes.   

O primeiro Projeto de Lei nº 32/2026, denominada “LEI VANDEVER LEONEL MOURA”, dispõe sobre a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Hemofilia e outras Coagulopatias. O mesmo também reconhece a necessidade de assegurar direitos relacionados à inclusão e acessibilidade, permitindo o reconhecimento da pessoa com hemofilia como PcD nos casos previstos em legislação e mediante avaliação biopsicossocial, garantindo acesso a políticas públicas específicas, atendimento prioritário e proteção social. Outro ponto relevante é a garantia do Transporte Fora do Domicílio (TFD), fundamental para pacientes que dependem de tratamento contínuo e especializado, além de assegurar atendimento odontológico especializado e seguro, considerando que procedimentos odontológicos inadequados podem representar grave risco hemorrágico às pessoas com coagulopatias.  

Já o segundo Projeto de Lei, denominada “LEI VANDEVER LEONEL MOURA – EDUCAÇÃO E ESPORTE INCLUSIVO”, dispõe sobre a criação de políticas públicas educacionais e desportivas voltadas às crianças, adolescentes e pessoas com hemofilia e outras coagulopatias hereditárias no âmbito do Município. Este por finalidade assegurar inclusão, segurança, acessibilidade, desenvolvimento educacional, social, motor e esportivo às pessoas diagnosticadas com hemofilia, ou seja, oferecer mais condições para que os hemofílicos tenham direito de participar dos diversos serviços ofertados pelo município, inclusive capacitando os envolvidos no serviço público, principalmente nas áreas de educação e esporte, sobre a real necessidade de cada hemofílico e a importância de inclui-los na sociedade.   

Presente na sessão que marca um novo passo para os hemofílicos de Barra do Rocha, Vanderver Moura também comentou sobre homenagem e projetos aprovados. “Confesso que a felicidade é enorme, não pela homenagem a minha pessoa, mas principalmente pela preocupação do parlamentar Washigton e demais vereadores pela aprovação das leis que buscam de fato assegurar nossos direitos perante a sociedade. Nossa luta é antiga e essa bandeira deve ser também de todos os agentes públicos que nos representa. Tenho certeza que esse pontapé inicial será de grande valia para alcançarmos espaços por direito, garantindo assim mais saúde, educação, esporte e lazer a todos hemofílicos da cidade, da Bahia e do Brasil.  

Os projetos foram aprovados por unanimidade e já foram encaminhados para gestor municipal para serem sancionados pelo poder executivo, um anseio da casa legislativa e principalmente dos hemofílicos de Barra do Rocha.  (BR News)  

Saiba mais sobre a Hemofilia   

A hemofilia é uma condição genética e hereditária em que a pessoa portadora apresenta deficiência ou ausência de uma das proteínas responsáveis pela coagulação do sangue. A falta dessa proteína pode levar a sangramentos após ferimentos, ou mesmo sem uma causa aparente. A principal preocupação associada à hemofilia é a hemorragia articular, em particular em áreas como joelhos, tornozelos e cotovelos, a sequelas articulares quando não bem tratadas.

A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).   

É mais provável a hemofilia ocorrer em homens. Ela é uma doença genética, transmitida pela mãe para os filhos.

Operação Três Coqueiros apreende quase R$ 100 mil durante ação contra facção em Ubaitaba

|

— Crédito: Ubatã Notícias 
Uma força-tarefa formada pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal apreendeu quase R$ 100 mil em dinheiro durante a Operação Três Coqueiros, deflagrada na manhã da última sexta-feira (19), no município de Ubaitaba. Ao todo, foram encontrados R$ 99 mil, quantia que, segundo a polícia, pode ser oriunda do tráfico de drogas.  

A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus) e teve como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos investigados por envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo.  

De acordo com as investigações, o grupo criminoso possuía uma estrutura organizada e hierarquizada, ligada a uma facção com atuação consolidada na região. Os investigados teriam funções específicas dentro da organização, como coordenação do tráfico de entorpecentes, aquisição e distribuição de armas, administração financeira das atividades ilícitas e planejamento de ações violentas para manter o domínio territorial e enfrentar grupos rivais.  

Ao todo, foram cumpridos 29 mandados judiciais, sendo 16 de prisão temporária e 13 de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Itacaré. Entre os alvos da operação, cinco já estavam custodiados em unidades prisionais. As diligências foram realizadas nos municípios de Maraú, Barra Grande, Igrapiúna, Ilhéus, Ubaitaba e Valença, na Bahia, além de Santa Teresa, no Espírito Santo. (Ubatã Notícias)

MPBA verifica segurança de veículos que atendem estudantes da rede municipal de Ipiaú

|

Foto: Divulgação / MPBA
Cerca de 50 veículos que integram a frota do transporte escolar do município de Ipiaú foram submetidos a uma inspeção realizada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) na última quinta-feira (19). A ação foi conduzida pela promotora de Justiça Caroline Longhi e teve como objetivo fiscalizar as condições de segurança e a regularidade do serviço oferecido aos estudantes da rede pública municipal.  

Durante a vistoria, foram avaliados diversos itens considerados essenciais para a segurança dos usuários, entre eles o estado de conservação dos veículos, as condições dos assentos, a existência e o funcionamento dos cintos de segurança, além de outros equipamentos obrigatórios presentes em ônibus, micro-ônibus e vans utilizados no transporte escolar.   

Segundo a promotora Caroline Longhi, a iniciativa busca garantir que os estudantes tenham acesso ao transporte em condições adequadas de segurança e dignidade. Ela destacou que o transporte escolar é um instrumento fundamental para assegurar o acesso à educação e, por isso, deve cumprir rigorosamente todas as normas técnicas e legais que regulamentam o serviço.  

A inspeção ocorreu após o Ministério Público receber informações sobre possíveis irregularidades envolvendo a frota utilizada no atendimento aos alunos. De acordo com a promotora, os dados levantados durante a fiscalização serão analisados juntamente com documentos e informações solicitados aos órgãos competentes. Com base nessa avaliação, o MPBA decidirá se será necessária a adoção de novas medidas para assegurar a proteção dos estudantes e a efetividade do direito à educação. (Giro em Ipiaú)

Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa

|

— Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Um duplo homicídio registrado na madrugada deste sábado (20) chocou moradores do município de Timbaúba, interior de Pernambuco. Uma mulher de 30 anos e a filha adolescente, de 13, foram encontradas mortas dentro da própria residência após uma invasão durante a madrugada. As vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, conhecida como “Vick”, segundo informação do portal Agora Nordeste.  

De acordo com a Polícia Militar, moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30. Com medo da situação, ninguém deixou as casas naquele momento. Somente ao amanhecer os vizinhos perceberam sinais de arrombamento no portão do imóvel e acionaram a polícia.  

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram mãe e filha já sem vida em um dos quartos da casa, ambas com várias marcas de tiros. Durante a perícia, foram recolhidas cápsulas de munição deflagradas tanto no interior da residência quanto na área externa. Segundo a polícia, Jaqueline não tinha antecedentes criminais nem envolvimento com atividades ilícitas.  

O local foi isolado para o trabalho da perícia do Instituto de Criminalística (IC), e os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Civil abriu inquérito e segue investigando o caso para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime. (Correio 24h)

Ronaldinho acerta retorno ao futebol para jogar à 3ª divisão italiana

|

 Victor Monteiro/PxImages/Icon Sportswire via Getty Images
Após 11 anos da última partida como jogador profissional, Ronaldinho Gaúcho retornará ao futebol aos 46 anos para jogar no Ravenna FC, time da terceira divisão italiana. A apresentação acontecerá no dia 23 de junho, em evento em Miami. A informação é do do jornal La Gazzetta dello Sport.

Vice-presidente do Ravenna, Ariedo Braida, não descartou a possibilidade de Ronaldinho ter minutos em campo. “Ele é um jogador mágico e terá seu contrato; é uma grande conquista para nós. Vai jogar aos 46 anos? Depende, mas digamos que ele terá seu contrato. Ele vai jogar? Isso ainda vamos ver, não podemos descartar a possibilidade. Um campeão como ele está em uma categoria superior e não tem idade”, disse.

Em declaração ao portal, Ronaldinho afirmou estar animado para o projeto e que considera a cidade de Ravenna como sua casa. “Estou ansioso para voltar a dançar com a bola e escrever um novo capítulo na história com Ignazio Cipriani (proprietário do Ravenna) e toda sua família. O futebol sempre foi uma fonte de alegria para mim e quero trazer esse mesmo espírito para o Ravenna”, afirmou Ronaldinho.

PRF identifica problemas em 97% das ambulâncias fiscalizadas em ação no sul da Bahia

|

Crédito: PRF 
A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização de ambulâncias no sul da Bahia. Durante a operação desta semana, os agentes verificaram documentos, licenciamento, estado de conservação dos pneus, equipamentos obrigatórios e a categoria da Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas.  

O resultado chamou a atenção: 97% das ambulâncias abordadas apresentavam algum tipo de irregularidade. Entre os principais problemas encontrados estavam licenciamento vencido, pneus em condições inadequadas de uso, motoristas sem habilitação e condutores com categoria incompatível para dirigir esse tipo de veículo. As irregularidades comprometem a segurança dos pacientes transportados e dos demais usuários das rodovias.  

Segundo a PRF, a fiscalização tem caráter preventivo e repressivo. O objetivo é evitar acidentes, preservar vidas e garantir que o atendimento de emergência seja realizado dentro das normas de trânsito, com veículos em condições adequadas e profissionais legalmente habilitados. Segurança no transporte também faz parte do cuidado prestado aos pacientes. (Pimenta)

Jerônimo anuncia concurso da PM e dos Bombeiros com 3,3 mil vagas

|

Foto: Thuane Maria/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta sexta-feira (19) a abertura de novos concursos públicos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, além da contratação de profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).   

Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador. Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação.  

Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).  

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado. (Metro1)

Médico psiquiatra morre em grave acidente na BR-420; vítima atendia em Ipiaú e municípios da região

|

— Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Um grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira (19) resultou na morte do médico psiquiatra Ângelo Bonfim, profissional bastante conhecido em Jequié, Ipiaú e em diversos municípios do Vale do Jiquiriçá. A colisão aconteceu por volta das 8h40, no km 309 da BR-420, entre as cidades de Santa Inês e Ubaíra.  

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o médico conduzia um veículo Jeep Renegade vermelho que colidiu frontalmente com um caminhão. As circunstâncias que provocaram o acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades. 

No carro também estava o irmão da vítima, que ficou ferido e foi socorrido por equipes de emergência. Em razão do acidente, a rodovia ficou totalmente interditada por cerca de duas horas. A partir das 10h, o tráfego passou a fluir parcialmente no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus foi acionado para realizar a perícia e remover o corpo. A morte de Ângelo Bonfim causou grande comoção entre familiares, amigos, colegas de profissão e pacientes.  

Servidor do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, o médico atuava em unidades de saúde de diversos municípios da região. Em nota, o hospital manifestou solidariedade aos familiares e lamentou a perda do profissional. Segundo informações apuradas, Ângelo Bonfim costumava percorrer frequentemente a BR-420 para cumprir plantões médicos em cidades do Vale do Jiquiriçá. Nesta sexta-feira, entretanto, ele viajava em um veículo pertencente à esposa. O médico deixa esposa e uma filha. Muito querido pelos pacientes e reconhecido pela dedicação à profissão, Ângelo Bonfim deixa um legado de cuidado e compromisso com a saúde mental na região. (Blog Marcos Frahm)

Suspeitos de extorquir mulher e causar prejuízo de R$ 600 mil são presos em operação na Bahia

|

— Crédito: PC-BA 
Uma mulher de 44 anos e um homem de 22 anos foram presos nesta quinta-feira (18), suspeitos de extorsão, furto qualificado e organização criminosa. A ação aconteceu durante a operação “Malhas da Lei”, em Valença, a 180 km de Feira de Santana.  De acordo com a Polícia Civil (PC), eles são suspeitos de integrar um grupo criminoso responsável por causar um prejuízo estimado em R$ 600 mil a uma mulher de 55 anos.  

Segundo a polícia, eles teriam criado falsos cenários de perigo para convencer a mulher a realizar transferências bancárias por meio do sistema PIX. Além dos valores transferidos, também foram subtraídas joias, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e outros objetos pertencentes à vítima.  

As prisões preventivas foram decretadas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Valença, que também autorizou mandados de busca e apreensão domiciliar e outras medidas cautelares para garantir a preservação de provas e o avanço das investigações. Os suspeitos permanecem presos à disposição da Justiça. A PC segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer todas as circunstâncias dos crimes. (g1)

Força-tarefa cumpre 29 mandados contra grupo investigado por tráfico e homicídios em Maraú e região

|

— Crédito: Divulgação
Uma força-tarefa das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), a Operação Três Coqueiros, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar em Maraú e municípios do Baixo Sul da Bahia. A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus) e cumpre mandados judiciais contra investigados por envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo.  

De acordo com as investigações, o grupo criminoso possuía uma estrutura organizada e hierarquizada, ligada a uma facção com atuação consolidada na região. Os investigados desempenhavam funções específicas dentro da organização, incluindo coordenação do tráfico de entorpecentes, aquisição e distribuição de armamentos, administração financeira das atividades ilícitas e planejamento de ações violentas para manutenção do domínio territorial e enfrentamento de grupos rivais.   

Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados judiciais, sendo 16 de prisão temporária e 13 de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Itacaré. Entre os alvos, cinco já se encontram custodiados em unidades prisionais. As diligências ocorrem nos municípios de Maraú, Barra Grande, Igrapiúna, Ilhéus, Ubaitaba e Valença, na Bahia, além de Santa Teresa, no Espírito Santo.   

A operação conta com o apoio de diversas unidades das forças de segurança da Bahia e integra uma série de ações voltadas ao combate da criminalidade violenta em Maraú e região. Segundo a FICCO/Ilhéus, as investigações tiveram origem a partir da análise de provas reunidas em apurações anteriores, que permitiram identificar a atuação e a estrutura da organização criminosa investigada.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga (73.988324409) |