Lula diz que Trump humilhou Zelensky e chama bate-boca na Casa Branca de 'cena grotesca'

|

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou neste sábado (1º) como "grotesca" a discussão entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.  

Lula também afirmou que Zelensky foi "humilhado" por Trump no encontro, ocorrido na sexta-feira (28), no salão oval da Casa Branca.  

"Eu sinceramente não sou diplomata. Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca", declarou Lula a jornalistas no Uruguai. 

"Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelesnky merecia isso e acho que a União Europeia foi prejudicada", continuou.  

Em uma reunião transmitida ao vivo e diante da imprensa, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022, depois de a Rússia invadir o território ucraniano.  

Os EUA eram aliados de primeira hora da Ucrânia durante o governo Biden. Quando Trump assumiu, no entanto, a Casa Branca se aproximou do presidente Vladimir Putin, da Rússia, chegando a discutir um acordo para encerrar a guerra sem a presença dos representantes de Kiev. (G1)

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga (73.988324409) |