O secretário de Defesa, Lloyd Austin, anunciou neste domingo (8) que os Estados Unidos enviarão o porta-aviões USS Gerald R. Ford para o Mediterrâneo Oriental em apoio a Israel. A movimentação ocorre em resposta ao ataque do Hamas a Israel iniciado neste sábado (7). O porta-aviões conta com cerca de 5 mil marinheiros e aviões de guerra. O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW
Destróieres e cruzadores com mísseis guiados, que são outros dois tipos de navios de guerra utilizados pela Marinha americana, que já estavam na região do Mar Meditarrâneo, também estão sendo deslocados. Em nota, o secretário de Defesa informou que serão enviados para a região esquadrões de aeronaves dos modelos de caças F-35, F-15, F-16 e A-10.
"Os Estados Unidos mantêm forças em todo o mundo para reforçar postura de dissuasão, se necessário", disse Austin. O porta-aviões Ford realizou manobras com a Itália no Mar Jônico e deve chegar em alguns dias à região. Os EUA também enviarão munição, equipamentos e recursos adicionais para auxiliar as Forças de Defesa de Israel. "O primeiro pacote de ajuda será lançado hoje e chegará nos próximos dias”, afirmou o secretário. (gazetadopovo)