INTERNOS COM RESTRIÇÃO DE SAÍDA PARA ESTUDAR NA UFSB TERÃO AULAS REMOTAS

|

Internos do Conjunto Penal de Itabuna conquistam vaga em curso superior || Foto Divulgação
Os detentos aprovados para ingresso em cursos ofertados pela Universidade Federal do Sul (UFSB), via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e que ainda estão legalmente impedidos de sair do Conjunto Penal de Itabuna para frequentar as aulas, terão ensino remoto. Os internos com restrições contarão com sala climatizada, meios tecnológicos adequados e terão aulas com mediação pedagógica fornecida pela unidade. No total, 28 reeducandos foram aprovados.  

Os internos que possuem autorização para cursar presencialmente, sairão da unidade às 18h e retornarão às 23h. Os detentos obtiveram aprovação na última seleção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estão ingressando no ensino superior graças a política institucional da UFSB que destina vagas supranumerárias para internos ou egressos do Sistema prisional.  

A vaga para pessoas em privação de liberdade na UFSB surgiu como política em 2021, durante o processo de revisão da sua Resolução de Ações Afirmativas. Desde sua aprovação, o documento indicou que a universidade reservaria, anualmente, a partir dali, uma vaga de cada um de seus cursos para esse segmento e deveria ser aplicada nos processos seletivos de ingresso, tanto no SISU como por meio do edital dos Colégios Universitários.    

No primeiro processo seletivo, em 2022, cinco estudantes foram matriculados. Contudo, na seleção mais recente, a aprovação aumentou significativamente, graças ao trabalho voltado para a educação dos internos na Unidade Prisional de Itabuna. Neste ano, 28 novos universitários obtiveram sucesso na aprovação por meio da educação obtida, em sua maioria, dentro da unidade. Os novos estudantes, sem restrição de saída, estão distribuídos em todas as Unidades Acadêmicas da UFSB em Itabuna.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |