Seis anos após iniciar luta para implantar no município de Jequié uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o deputado municipalista Hassan (PP) comemorou nessa uma grande vitória: a notícia de que o Ministério da Saúde habilitou a Unacon, autorizando sua implantação naquele município do Sudoeste baiano.
Hassan compartilhou a notícia com os colegas da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), da qual é membro titular, na reunião realizada na nesta terça-feira (16). “Agora esperamos a publicação no Diário Oficial da União”, disse Hassan, frisando que “a implantação desse importante equipamento de saúde, especializada no tratamento em oncologia, atenderá a uma demanda de pacientes do município de Jequié e dos territórios do Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas”.
A implantação da Unacon em Jequié foi um dos temas debatidos no município durante a primeira reunião itinerante da Comissão de Saúde realizada no dia 5 desse mês. Uma semana depois, em audiência na Secretaria Estadual da Saúde, o deputado Hassan solicitou apoio à secretária Roberta Santana no sentido de envidar esforços junto ao Ministério da Saúde para a implantação da Unacon de Jequié. A mesma solicitação havia sido feita pelo parlamentar ao governador Jerônimo Rodrigues e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, ampliando os esforços visando a autorização para a implantação do equipamento.
“Será de suma importância para Jequié se tornar um polo regional de referência em tratamento oncológico”, disse o parlamentar, ressaltando que “a implantação da Unacon em Jequié sempre foi uma proposta que defendemos, desde a época que exercia o cargo de secretário municipal de Saúde de Jequié, em 2017, e durante o exercício na vice-presidência do Cosems-BA, quando a proposta foi apresentada e aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em Porto Seguro, e hoje, estando deputado estadual, tenho essa proposta como uma das bandeiras de luta do nosso mandato parlamentar”.
E finalizou afirmando que “o centro de alta complexidade em tratamento de oncologia vai ajudar muito a todos os pacientes de 26 municípios, diariamente encaminhados para tratamento pelo SUS em Salvador ou Itabuna, recebam o atendimento especializado em Jequié e possam contar com todo o apoio de seus familiares neste momento tão delicado, alcançando, assim, sua plena recuperação”, afirmou o parlamentar.