Em agenda na China, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) revelou, nesta segunda-feira (3), que conversou sobre a instalação de fábricas de pás eólicas no estado, e a inserção dessa tecnologia para promover energia renovável. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Jerônimo visitou a empresa Sinoma Blade, maior fabricante de hélices usadas para produzir energia eólica do mundo. De acordo com o governo da Bahia, a empresa confirmou a intenção de instalar uma fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. E oficializou o projeto de intenções no encontro.
O governador reforçou o apoio do governo na instalação da fábrica, e disse que o grupo se compromete a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos. Na segunda agenda do dia, a comitiva baiana esteve na sede da Goldwind, fabricante de aerogeradores e componentes de torres que também administra parques eólicos. A empresa tem 40 torres em instalação na cidade de Terra Nova e projeto de implantar uma fábrica de aerogeradores na Bahia.
O primeiro encontro com empresários chineses ocorreu no sábado (1º), em Pequim. Já no domingo (2), a comitiva baiana seguiu para cidade de Jinan. A previsão é que ele visite sete cidades chinesas além da capital. (G1)