Alunos cobram diplomas de conclusão de cursos técnicos (Foto: Divulgação) |
Somente dos cursos de Enfermagem e Saúde Bucal, são dezenas de concluintes que estão nessa situação. Há cerca de um ano eles aguardam os diplomas de conclusão do segundo grau e diante disso estão impossibilitados de ingressar no mercado de trabalho. Complexo Integrado de Educação de Ipiaú
Eles contam que quando procuram esclarecimentos junto ao CIEI são informados de que o estabelecimento só pode expedir o diploma após a publicação dos seus nomes no Diário Oficial do Estado e recomenda contatos com a Superintendência de Educação Profissional (SUPROF).
Acontece, segundo dizem os estudantes, que buscam contato com o órgão e raramente são atendidos. Uma das concluintes diz ter sido informada de que os diplomas ainda não foram liberados por conta do CIEI não ser um colégio técnico e não estar apto ao ensino profissionalizante.
“Estamos em uma luta pois corremos atrás dos nossos estudos, dos estágios, investimos em materiais, roupas, tempo e muito mais. E agora por conta desse remanejamento depois da pandemia estamos com esse empecilho”, desabafou uma aluna. Ela lembra que os seus colegas que não foram remanejados para o CIEI já receberam o certificado.