Passava das 8 horas, quando a equipe da PRF realizava fiscalização na rodovia federal, visando ações de combate ao crime e decidiram abordar um caminhão M.Benz/L 2213, placas de Minas Gerais, que transitava pelo local. Dentro do veículo estava o motorista de apenas 53 anos que mostrou-se nervoso e desconfortável com a presença policial.
Durante a entrevista, o caminhoneiro apresentou informações desencontradas, o que elevou o grau de suspeita por parte dos agentes federais. A equipe decidiu vistoriar o compartimento de carga para uma fiscalização detalhada. O cão K9 Kaleu sinalizou que na carroceria do caminhão havia droga. Ao retirar a lona, os policiais encontraram entre a carga de feno centenas de fardos contendo os tabletes de maconha, que após pesagem totalizaram 2.770 Kg (dois mil, setecentos e setenta quilos) da droga.
A carga ilícita renderia quase 6 milhões de reais ao tráfico de drogas. Aos policiais, o preso relatou que pegou a droga em Ourinhos (SP) e tinha como destino a cidade de Mossoró (RN). Disse ainda que receberia 6.000 reais pelo transporte.