Vereadores e autoridades presentes após aprovação do PME |
Após quase vinte dias em tramitação, na noite desta quarta-feira (17/06), a Câmara Municipal de Barra do Rocha aprovou por unanimidade o Plano Municipal de Educação (PME) que define metas educacionais para os próximos dez anos.
O documento previsto para ser aprovado na sessão anterior (10/06), havia sido retirado de pauta para uma discussão mais aprofundada sobre o item que trata da educação de gênero e sexualidade. A sessão contou com a participação de diversos profissionais da educação e autoridades, bem como do Pe. Aldo Cardin e do Pr. Joelson bandeira, o presidente da APLB Maxwell Mendes, o Consultor Jurídico Dr. Joabs Ribeiro, entre outros.
O polêmico tema que trata da diversidade, que precisa ser respeitado e tratado como realidade dentro da educação, o texto original foi revisado e emendado pelos vereadores objetivando o cumprimento da Lei já estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) desde 1996; entretanto os edis defenderam os preceitos religiosos sem extinguir os valores de família.
Vale salientar que Barra do Rocha foi um dos primeiros municípios da região a finalizarem o Plano Municipal de Educação (PME) que conta 10 (dez) diretrizes, que vão desde a erradicação do analfabetismo à valorização dos profissionais da educação, uma preocupação da gestora educacional Jeruza Rocha e demais colaboradores que participaram da construção deste plano. A Prefeitura Municipal deve sancionar a lei nos próximos dias. (Barra do Rocha News)