"Ontem, quando eu vi centenas e milhares de cidadãos se manifestando, não pude deixar de pensar que valeu a pena lutar pela liberdade", disse a presidente Dilma Rousseff, nesta segunda-feira, 16. Essa foi a primeira vez que a presidente falou sobre as manifestações que aconteceram no Brasil, no domingo, 15.
Segundo a presidente, as manifestações do fim de semana mostraram que o país vive "pacificamente" com os protestos. "Na democracia, respeitamos as urnas. Respeitamos todas as vozes, de todos os matizes e de todas as tendências", afirmou. Dilma falou com a imprensa durante a sanção do novo Código de Processo Civil. Na entrevista coletiva, ela foi bombardeada pelos jornalistas com perguntas sobre as manifestações de domingo.
A presidente também defendeu a humildade e a firmeza por parte do governo diante das manifestações. Ela revelou que anunciará nos próximos dias, como prometido durante a campanha, medidas de combate à impunidade. "Reitero minha convicção de que a conjuntura atual aponta para a necessidade de ampla reforma política", concluiu. (A Tarde)