De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1 e 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de Glaucoma. Homens e mulheres nesta faixa-etária são o principal grupo de risco para o Glaucoma, devendo assim, prioritariamente a partir desta idade, manter consultas regulares ao oftalmologista. Para o usuário do SUS, uma oportunidade para checar a saúde ocular é participando do GlaucomaDay – Dia de Detecção Precoce e Combate ao Glaucoma, evento anual realizado pelo DayHORC e parceiros.
Agendado para o dia 19 de julho (sábado), entre às 8 e 14 horas, o GlaucomaDay mantém dois focos centrais: a multiplicação de informações sobre a doença (com forte apoio da imprensa e das mídias nos dias que antecedem o evento); e a detecção precoce, possibilitada a partir da realização da Triagem para o Glaucoma, série de exames que diagnosticam a doença e sinalizam para a necessidade de tratamento.
O Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta e deve ser diagnosticado e tratado com precocidade a fim de se evitar a perda irreversível da visão. De acordo Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável pela segunda maior causa de cegueira evitável no mundo - e a terceira no Brasil. Entendendo a gravidade do Glaucoma, o DayHORC encabeça a iniciativa e conta com importantes parceiros, sendo apoiadores do evento a Prefeitura Municipal de Itabuna e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. (ASCOM Day HORC)