Vera deve recorrer da decisão junto ao TRE-BA (Foto: Ubatã Notícias) |
A Justiça Eleitoral da 24ª Zona Eleitoral de Ipiaú cassou os diplomas da prefeita de Barra do Rocha, Vera Franco (PSC) e do vice-prefeito Valdir Tavares (PT) em decisão publicada nesta terça-feira (29). Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada pelo Ministério Público por captação ilícita de sufrágio.
Na sentença, anotou o Juiz Hilton de Miranda Gonçalves da Justiça Eleitoral de Ipiaú: “[..] julgo o pedido formulado na demanda procedente para condenar a parte ré Vera Franco Ramos e Valdir Conceição Tavares ao pagamento de multa de vinte mil UFIR, bem como cassar o diploma de ambos, já que ambos estão diplomados”.
O Juiz convoca eleições para o período 90 dias. Novas eleições se fazem necessária em razão da prefeita Vera Franco ter vencido o último pleito com mais de 50% dos votos. A gestora deve entrar com um pedido de liminar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o que pode devolvê-la ao cargo ainda nesta semana. Assume temporariamente o presidente da Câmara, Amaurilho Bispo (PSC), o Xexeu. (Ubatã Notícias)