Cerca de 60 alunos do Centro Técnico Profissional (Cetep) do Médio Rio das Contas, localizado às margens da BR-330, trecho que liga Ipiaú à Barra do Rocha, realizam na manhã desta segunda-feira(02/06) uma manifestação com o objetivo de chamar a atenção do governo do estado para a situação em que se encontra a unidade escolar. De acordo com Greice Kelly Ferreira Caló, de 18 anos, uma das líderes do movimento, os professores que atuam no local estão com três meses de salários em atraso, e desde a última quinta-feira(29), os docentes iniciaram uma greve por tempo indeterminado.
Ainda segundo a estudante, os alunos estão sem merenda escolar, devido à falta de verba, o colégio está sem água para beber, além de outras deficiências na estrutura. “A gente quer ter aula novamente, queremos os nossos direitos”, reclamou a aluna. O protesto que teve início por volta das 08h interditou as duas vias da BR-330. Em 15 e 15 minutos os veículos eram liberados para seguir viagem. A Polícia Rodoviária Federal chegou ao local por volta das 09h30 e conseguiu convencer os estudantes a liberar a rodovia definitivamente.
Um pequeno grupo de alunos foi encaminhado até a DIREC 13, em Jequié, onde irão discutir as reivindicações com a diretoria do órgão. Os estudantes já programaram para esta terça-feira(03) uma nova manifestação, desta vez, será nas ruas da cidade de Ipiaú e deve contar com o apoio de alunos de outras unidades do estado. Atualmente o Centro Técnico Profissional conta com 15 cursos. (Giro em Ipiaú)