Palestrantes e equipe técnica responsável pelo Programa Formação pela Escola (Foto: BR News) |
Mais de 200 municípios da Bahia aderiram e participam do encontro do PFE (Foto: BR News) |
Em mais uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na busca pela qualificação educacional a distância, através do Programa de Apoio à Educação Municipal da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (PROAM/SEC), servidores públicos de mais de duzentos municípios baiano participam do Curso de Formação em Tutoria e de Competências Básicas do Programa Formação pela Escola (FPE). O vento acontece no período de 27 a 29 de maio no auditório do Hotel Vila Velha, no centro de Salvador.
No primeiro dia do encontro (27/05), os futuros tutores participaram de diversas palestras relacionadas ao tema e politicas voltadas ao bom andamento do FPE. Inicialmente foi abordado pela professora e Coordenadora de Núcleo à Distancia do Mercosul, Gisele Márcia, o Papel do tutor na EAD (Educação à Distância). Consequentemente a equipe técnica do PROAM discutiu sobre os principais aspectos legais da Base Legal do Programa (Leis e Resoluções) que tratam dos direitos e deveres dos municípios participantes.
Equipe de multiplicadores responsáveis pelo PFE na Bahia (Foto: BR News) |
O Sr. Carlos Vagner, coordenador do PROAM na Bahia, alertou aos presentes quanto ao compromisso de cada tutor em prol do bom andamento do FPE, lembrando que a qualificação é processual e continua. “Estamos trabalhando em prol da continuidade do processo técnico educacional do Formação pela Escola através do PROAM, algo que colabora para perpetuação das políticas públicas de fortalecimento da educação no estado da Bahia. Precisamos e esperamos que em coletividade cada um faça sua parte,” destacou.
Ao final foi apresentado o ambiente virtual para os cursistas, assim como os passos imprescindíveis para sucesso da tutoria do FPE. Nesta quarta-feira (28/05) as atividades seguirão com a discussão do Programa e avaliações dos cursos de Formação do Tutor e Competências Básicas. (Barra do Rocha News)