Ações de incentivo ao aleitamento materno são realizadas pelo Banco de Leite |
O Hospital Manoel Novaes (HMN), da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, tem demonstrado ao longo dos anos, em números e ações, sua posição de destaque se comparada às demais unidades hospitalares do Estado e até do País. Em reconhecimento ao trabalho que desenvolve, promovendo ações de humanização na assistência materno-infantil, com ênfase no programa de incentivo ao Aleitamento Materno, a unidade hospitalar mantém desde 1995 o título de “Hospital Amigo da Criança”.
Este título foi concedido pela UNICEF pelo fato do hospital promover ações de incentivo ao Aleitamento Materno. Na última reavaliação - que é feita rotineiramente pela UNICEF a cada dois anos por uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) designada pelo Ministério da Saúde -, mais uma vez foi mantido o Título do Hospital Manoel Novaes de “Amigo da Criança”.
O Banco de Leite Humano da SCMI precisa de doações |
“Cumprimos o que determina a portaria n° 80 de 24 de fevereiro de 2011, referente aos 11 critérios e os 10 Passos para o sucesso do aleitamento materno, graças ao empenho e esforço de toda equipe, representada pelo diretor clínico John Menezes, pela diretora técnica Fabiane Irla, além da gerente de enfermagem Adriana Cardoso e a gerente administrativa Adriana Galvão”, comentou a enfermeira Neiva Barreto, Coordenadora do Banco de Leite Humano do HMN.
O Aleitamento Materno é preconizado pela Organização Mundial de Saúde, por também ser uma das estratégias para a redução da fome e mortalidade infantil. “O leite materno tem a condição e a capacidade de nutrir as crianças nos primeiros seis meses de vida com exclusividade, ajudando também a reduzir a mortalidade infantil. Ele protege contra as doenças que mais matam durante a primeira infância (até os 2 anos), que são as doenças gastrointestinais e respiratórias”, argumentou a enfermeira Neiva Barreto. ASCOM Santa Casa de Itabuna