Para marcar a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de Março, o Núcleo Aprendendo Down e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizarão nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, o evento “Cidadão Down com vida saudável: fazendo escolhas, concretizando metas”. O evento conta ainda com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), através da Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes).
De acordo com a fundadora do Núcleo Down, Drª Célia Kalil, na quinta-feira (20), a programação terá como foco ações de panfletagem na Praça Camacã, às 15h30min, centro de Itabuna. No dia seguinte, a partir das 18 horas, no auditório Paulo Bicalho, do Hospital Calixto Midlej Filho, será apresentada um pouco da história do Núcleo Aprendendo Down. Também será ministrada palestra “Por que tantas infecções respiratórias na criança com Síndrome de Down?”.
O médico pediatra e imunologista Drº Dennis Alexander Burns, de Brasília, será o responsável pela abordagem do tema. Marcarão presença no evento a reitoria da Uesc, professora Adélia Pinheiro; professora Roseanne Montargil, do Depto. de Saúde da Uesc; e a médica Drª Neyde Vinhático, do Centro de Estudos Funcepes. Para participar do evento basta levar um pacote de copo descartável. ASCOM Santa Casa de Itabuna