Palestra sobre Tuberculose no PSF Maria Moura |
Palestra sobre Tuberculose no PSF Aloísio de Souza Oliveira |
No dia 24 de Março de 2014 a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Rocha, através da Vigilância Epidemiológica iniciou a Semana de Combate à Tuberculose em Barra do Rocha, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A iniciativa conta com a participação da equipe das Unidades de Saúde da Familia, equipe do NASF e mídia local.
Dentre as ações que estão sendo realizadas destaca-se: Mobilização sobre Tuberculose na mídia local, em forma de entrevista ao vivo, Palestras sobre Tuberculose nas UBS, Capacitação sobre Tuberculose direcionada aos ACS e ACE , Distribuição de Cartilhas sobre a Tuberculose para os ACS, entre outros.
Capacitação sobre Tuberculose direcionada aos ACS e AC |
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Virginia Silva falou sobre o trabalho a ser realizado e importância do combate da doença. “Barra do Rocha, assim como todo Brasil, precisa acelerar o progresso para zero morte por tuberculose, infecções, sofrimento e estigma. Precisamos combater o Bacilo que provoca a Tuberculose, não o paciente portador desta doença,” declarou ao BR News.
De acordo o Ministério da Saúde, todos os anos cerca de 9 milhões de pessoas ficam doentes por tuberculose, sendo que três milhões não recebem o cuidado que precisam. A Tuberculose é considerada um problema de saúde pública que deve ser visto com prioridade. A meta é alcançar aqueles que estão desassistidos, sendo que a Tuberculose é curável e o tratamento é gratuito.
TUBERCULOSE TEM CURA, E O PRECONCEITO TAMBÉM!