DayHORC - Atendimento Cirúrgico Móvel |
A expertise do DayHORC no atendimento ambulatorial e cirúrgico pelo interior da Bahia durante o programa Saúde em Movimento consagrou a tecnologia de gestão do Hospital para suprir a limitação de estrutura oftalmológica em muitas cidades baianas. Com know-how para realizar uma média de 3,5 mil atendimentos no período de uma semana, foi preciso criar uma alternativa contínua das ações no interior do Estado em prol da saúde ocular. A saída foi criar duas unidades móveis próprias itinerantes para viabilizar a assistência oftalmológica das populações com toda segurança, resolutividade e conforto.
Essa nova possibilidade de atendimento aos municípios baianos foi formulada para se adaptar às realidades locais por meio de parcerias personalizadas. A estratégia foi montar uma moderna e bem equipada estrutura ambulatorial e cirúrgica para atender a população de cada localidade, onde a maioria não tem estrutura mínima para realização de procedimentos cirúrgicos e, muitas vezes, nem mesmo de atendimento ambulatorial. "Assim o DayHORC viabiliza para o município o que eles não têm e garante o acesso à assistência oftalmológica da população", comenta a gerente Técnica do DayHORC, Taíse Queiroz.
Segundo ela, as unidades móveis têm todo o aparato tecnológico e médico para diagnosticar e tratar as diversas doenças oculares. O formato é uma carreta, que se posicionando em locais de fácil acesso e boa localização nos municípios, como escolas, prefeitura e postos de saúde, por exemplo. Além de garantir toda essa infraestrutura de atendimento e de cirurgias, o DayHORC monta postos estratégicos que funcionam como consultórios, incluindo estruturas de apoio para atendimento pré e pós-cirúrgico, bem como consultas ambulatoriais. Para isso, basta o município disponibilizar o espaço.
As unidades móveis contam ainda com área com paramentação para equipe e paciente, duas salas cirúrgicas completas e equipadas, todo suporte de esterelização e limpeza e sala de espera pré e pós-cirúrgica. "Nas etapas do Saúde em Movimento chegamos a realizar 3,5 mil procedimentos em uma semana com o apoio dos especialistas do DayHORC, entre médicos, cirurgiões e anestesistas. Agora, estamos prontos para atender a demanda de cada localidade, com toda infraestrutura de apoio", ratifica Taíse Queiroz. ASCOM DayHORC