O Ministério Público Eleitoral impetrou ações judiciais no Tribunal Regional Eleitoral, contra os Vereadores de Ipiaú, Adelfran Bacelar e Simone Coutinho, ambos filiados ao Partido Solidariedade. Nas ações, o Promotor Eleitoral solicita a perda dos seus respectivos mandatos por desfiliação partidária sem justa causa, e a posse imediata dos suplentes. Com a possível cassação, a Câmara de Ipiaú terá dois novos edis: Nena Passos (PP) e Aloísio do Cartório (PT), suplentes das coligações, ex-vereadores que foram derrotados no último pleito.
Em contato com o Portal Notícias de Ipiaú, a Vereadora Simone Coutinho mostrou tranquilidade e defendeu que a migração aconteceu dentro dos trâmites judiciais. "Adelfran e Eu fizemos tudo de acordo com a legalidade. Fomos eleitos pelo povo de Ipiaú. Este povo confiou os votos para duas pessoas trabalhadoras e que em tão pouco tempo na Câmara, têm muito serviço prestado à sociedade. O povo que precisa de saúde reconhece meu trabalho.", comentou Coutinho.
Já o Atual Vice-Presidente da Câmara de Ipiaú, Adelfran Bacelar, ratificou a declaração da Vereadora Simone Coutinho, destacando o seu trabalho desenvolvido neste primeiro ano de mandato. "Fizemos tudo de acordo com o figurino. Estou tranquilo. Nossa Equipe Jurídica já está apresentando as defesas. No entanto, tenho recebido nas ruas, o carinho das pessoas que reconhece o nosso trabalho. Gritam nas ruas, e falam que confiam no nosso trabalho. Isso nos enche de orgulho. Já disse, sou Vereador de Rua, não fico em Gabinete. Será assim até o final do mandato, com fé em Deus.", declarou Bacelar.