Professores decidiram reter as notas dos alunos até que o problema fosse solucionado (Foto: BR News) |
Em assembléia realizada entre professores da rede municipal de Barra do Rocha e APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, núcleo local e regional, respectivamente representados por Maxuel Mendes e Dilma Santana, foi discutida a problemática vivida pelos profissionais da educação que tiveram redução salarial no mês de novembro/2013; ficando decidido em unanimidade que os resultados finais dos alunos seriam retidos até solução da situação. Na oportunidade, compareceram também os vereadores Lauro Elisio, Jota Dias, Washington Mendes e Amaurilho Bispo (Xexeu), que se comprometeram a lutar pelos direitos dos professores ora desrespeitado.
Na pauta da discussão estavam: Redução de valores das classes e perdas de incentivo ao Magistério de alguns professores; Descumprimento do Plano de Carreira do Magistério; Melhores Condições de Trabalhos; Reorganização do Quadro Funcional; Atualização do Piso Salarial para 2014; Devolução dos valores retirados dos vencimentos; Pagamento de 13º salário; Direitos adquiridos como nível e estabilidade econômica; entre outros. Segundo informações da APLB local, uma solicitação de audiência já foi encaminhada para a prefeita Vera Franco (PSC), que ainda não se pronunciou sobre o assunto ou deu retorno quanto a provável data para debate da pauta e reivindicação da classe.
Com a decisão dos professores de não entregarem as notas e resultados finais dos alunos da rede municipal, a finalização do ano letivo 2013 em Barra do Rocha, previsto para 18 de dezembro conforme Calendário Escolar, ficará incerta até que a situação seja resolvida por parte do Governo Um Novo Tempo, embora os alunos não serão penalizados porque participarão normalmente das atividades de recuperação. (Barra do Rocha News)