Votorantin deixa de comprar niquel da Mirabela e leva mineradora a quase falência

|


Mirabela pode entrar com pedido de recuperação judicial para evitar falência
A Australiana Mirabela Nickel é a dona do depósito de níquel sulfetado Santa Rita, na Bahia e está  atravessando sérios problemas. Ela, possivelmente, vai parar a sua mina assim como teve as suas ações paralisadas no pregão da Bolsa de Sidney após quedas expressivas. As negociações com as ações da Mirabela deverão continuar sem negociação até que seja feito um anúncio por parte da Mirabela.  Os motivos que levaram a empresa à quase falência, com uma desvalorização de seu valor de mercado e da nota da Moody´s, para Caa1, são vários. Entre eles os preços do níquel, a saída da bolsa de Toronto, os baixos custos do gusa-níquel chinês e, principalmente, a decisão da Votorantin de não mais comprar concentrados da Mirabela.  

A Votorantin que produz em suas minas 43.000t de produtos de níquel teve que fechar a planta que opera o depósito de níquel sulfetado de Fortaleza de Minas. A decisão da Votorantin de não mais comprar os concentrados desequilibrou a Mirabela. Afinal, ela comprava 50% de toda a produção da Mirabela, com contrato de compra de 13.000t por ano. Este contrato foi assinado em 2008 e deveria se estender até 2014.  

Como o contrato era a garantia de um empréstimo de US$50 milhões com o Bradesco a situação da Mirabela começa a ser desesperadora tendo que pagar o banco e não conseguindo vender o seu concentrado no mercado cujos preços continuam caindo. Possivelmente a mineradora estará processando a Votorantin por quebra de contrato. Informações do Geologo.com

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |