"A sociedade baiana e os deputados federais que a representam querem uma resolução pacífica e dentro da legalidade para as disputas por terra em Buerarema. Os direitos de todos os envolvidos nos conflitos devem ser preservados". A afirmação é do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que solicitou ao coordenador da bancada federal, deputado Daniel Almeida (PCdoB), a intermediação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para a resolução do impasse.
Félix Júnior ressaltou a importância de que o processo seja conduzido pela Justiça Federal, órgão isento e apropriado para mediar e decidir o conflito, ouvindo os prefeitos das cidades envolvidas, a sociedade civil e os representantes dos agricultores e índios, além da FUNAI, que deverá ser chamada para esclarecer a pertinência do pedido de demarcação, sua legalidade e necessidade.
"Não há motivo de pressa e decisões açodadas em pedidos de demarcação porque, do ponto de vista legal, não há risco de decisão tardia. O importante é que a paz e a o bom direito prevaleçam", destacou o pedetista. ASCOM Felix Jr.