Prefeita Vera Franco e Sec. de Educação Jeruza Rocha: Parceria que tem dado certo em prol de uma educação de qualidade (Foto: BR News) |
Segundo mapa de controle do Sistema Web Educacenso, Barra do Rocha foi o primeiro município da região a finalizar o processo de matrículas online para o Censo Escolar 2013, cumprindo o prazo pré-estabelecido pelo próprio MEC/INEP (31/07), embora os dados poderão ser inseridos até dia 04/08 (domingo). A situação mais preocupante no estado da Bahia é a capital Salvador, que faltando pouco mais de 48h para encerramento, concluiu menos de 44% das escolas da rede. Vale salientar que a maioria dos municípios da região cumpriram o prazo e já finalizaram a primeira etapa de inserção de dados dos alunos, escolas, turmas e professores.
Como já foi divulgado (lembrar matéria), o município de Barra do Rocha após cinco anos de queda em seu alunado, conseguiu graças ao trabalho da equipe técnica comprometida com o bom andamento da educação municipal, reativar algumas escolas da zona rural e atrair alunos para rede municipal, alem de implantar o Programa de Educação de Jovens e Adultos, que ajudou a chegar ao resultado positivo de quase 400 (quatrocentos) alunos, alavancando um percentual de mais de 26% comparado ao ano de 2012.
“Fomos cobrados desde o início do ano letivo, tanto por parte da prefeita Vera, como dos pais dos alunos, e mesmo diante das dificuldades conseguimos abraçar um grande número de educandos, sendo que o comprometimento da nossa equipe técnica e pedagógica tem contribuído para o sucesso educacional. Resta agora dar continuidade ao trabalho e melhorar o serviço educacional para que possamos manter os alunos em sala de aula, evitando a evasão escolar,” declarou a Secretária de Educação Jeruza Rocha.
CRONOGRAMA DO CENSO ESCOLAR 2013
Até o dia 30 de agosto, o Inep enviará os dados preliminares ao Ministério da Educação (MEC) para publicação no Diário Oficial da União. Posteriormente, o Censo Escolar voltará a ser aberto no mês de setembro para retificação de erros de sistema, onde as escolas terão um prazo de 30 dias para verificar a consistência das informações coletadas e solicitar correções no Educacenso. Após as modificações, o Inep enviará, até o dia 29 de novembro, os dados finais das correções e verificações do censo ao MEC, para publicação final no Diário Oficial da União. A segunda etapa do censo acontecerá a partir do dia 3 de fevereiro de 2014, fase chamada de situação do aluno, na qual serão coletadas informações mais detalhadas sobre os estudantes, finalizando em 20 de março do ano que vem.
(Barra do Rocha News)