Alunos participaram de simulação com viatura de Bombeiro Profissional (Foto: Divulgação Facebook) |
Mais de 300 (trezentos) alunos do Curso de Bombeiro Civil dos municípios de Barra do Rocha, Ubatã, Ipiaú, Dario Meira e Ibirataia, participaram neste sábado (10) de intenso treinamento e simulação de atendimento socorrista com o apoio de uma viatura de combate contra incêndios e prestação de primeiros socorros utilizando equipes de bombeiros profissionais civis especializadas com técnicas diferenciadas para cada tipo de seguimento. Os cursistas percorreram em ordem unida algumas ruas da cidade e demonstraram empenho na rigorosidade e disciplina impostas pelos representantes do Corpo de Bombeiro Profissional presentes no local.
Na oportunidade os alunos vivenciaram na prática a prestação de serviço de um bombeiro profissional, inclusive com situações de incêndio dentro da área externa do Colégio Estadual de Ubatã (CEU), local onde aconteceram as atividades. Ações desde o posicionamento corporal, controle de equipamento e liberação de volume d’água, manipulação dos equipamentos, entre outros; fizeram parte das atividades desempenhadas durante todo o dia. “Hoje vivenciamos a realidade vivida por um bombeiro profissional, colocamos em práticas alguns conhecimentos e tivemos resultados bastantes positivos em relação as atividades desempenhadas nesta profissão. A cada dia fico ainda mais fascinado com o Curso,” declarou um aluno ubatense ao BR News.
Segundo a Lei nº 11.901/2009 considera-se Bombeiro Civil, aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio. Neste sentido, Instituto de Formação de Bombeiros Civis em Defesa da Vida Regional Norte e Sul-BA realiza o Curso de Bombeiro Civil na região tendo como objetivo proporcionar atividade de formação profissional aos jovens visando suprir a demanda crescente de bombeiros civis no mercado de trabalho.
Com carga horária de 240 horas, o Curso de Bombeiros Civil tem mudada a vida de centenas de jovens da região, sendo que muitos destes em vulnerabilidade, encontram no curso a força coletiva de igualdade social para seguirem lutando por seus objetivos. (Barra do Rocha News)