Serei um fiel defensor dos alunos com DA, disse o vereador Lauro Elisio (Foto: Dig Moral / BR News) |
O vereador Lauro Elisio (PSD) encaminhou na última sessão ordinária desta quarta-feira (03) dois requerimentos de grande valia para o município de Barra do Rocha: o 002/2013 solicitando o cumprimento da Lei no 10.436 que busca garantir a presença de Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras em salas de aulas; e o 003/2013 solicitando convênio com Instituição Financeira visando a liberação de Crédito Consignado para os servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Barra do Rocha, ambos aprovados por unanimidade pelos demais edis.
Referente ao 1º requerimento, o vereador disse que apesar de dispor de Salas de Recursos Multifuncionais, mesmo com serviços precários, após mais de 10 anos de sua promulgação, o município de Barra do Rocha ainda não cumpre a Lei no 10.436, que deve garantir a presença de Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras em salas de aulas da rede municipal com alunos com necessidades auditivas (DA). “Outro agravante é que os alunos em questão participam de aulas especiais no Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú – CAPI e infelizmente sofrem regressão de aprendizagem ao frequentarem espaço educacional regular sem a presença de auxilio pedagógico devido, ou seja, um professor com formação em Libras para facilitar a comunicação,” acrescentou durante a defesa.
Já em relação ao 2º requerimento, Lauro Elisio relacionou o pedido as necessidades financeiras de muitos servidores da Prefeitura Municipal de Barra do Rocha (que pediram o apoio), inclusive débitos oriundos aos constantes atrasos salariais na gestão passada. Vale lembrar que a contratação do crédito pelo funcionário deverá ser facultativa.
Pensando na igualdade e oportunidades para todos os barrochenses, neste caso para os funcionários e especialmente aos alunos com necessidades especiais de aprendizagem, o vereador finalizou o discurso com uma frase de Irving Kristol: “A democracia não garante a igualdade de condições, só garante a igualdade de oportunidades.”
Redação BR News