ARTIGO: Dia Nacional da Literatura Infantil (18/04) e a importância da leitura

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“Se o livro fosse uma arma o mundo não teria tantas 
catástrofes e sim pessoas pensando o bem.” 
Perla Coutinho, Coordenadora Pedagógica, 
Especialista em EJA, amante e incentivadora 
da leitura em todas as idades e ambientes.

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.  

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. 

Reconhecer a importância da literatura infantil é incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é de suma importância. A leitura é extremamente importante na educação e no desenvolvimento de uma criança. É também através dela que a criança vai adquirindo vocabulário, vai sendo confrontada com formas de pensar e viver diferentes e com experiências diversificadas. A leitura permite que a criança desenvolva a criatividade e a imaginação, sendo mais fluente na fala. 

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Vale salientar de que quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existentes na infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.  

É comprovado que, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, pois é extremamente importante para ela ouvir os pais lerem, e de preferência, ouvir os mesmos lendo para si. Para além do exemplo que os pais estão a dar ao ler, a criança irá também desenvolver sentimentos de felicidade e prazer relativos ao ato de leitura.  

Segundo Abramovich (1997, p.23) “quando a criança sabe ler é diferente sua relação com as histórias, porém, continua sentindo enorme prazer em ouvi-las”. Quando as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar. Num mundo hoje tão cheio de tecnologias, onde as informações estão tão prontas, a criança que não tiver a oportunidade de suscitar seu imaginário, poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo, sem sensibilidade para compreender a sua própria realidade.  

 

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