Barra do Rocha: SEI e IBGE discutem revisão de limites territoriais

|

Discussão de possível divisão de limites territoriais deixou prefeitos insatisfeitos
(Foto: Lauro Elisio/BR News)

A prefeita Barra do Rocha, Vera Lucia (PSC),  o vice-prefeito de Ubatã, Wesley Faustino (PDT) e o prefeito de Ibirataia, Marc Aurélio (PP), participaram de reunião nesta quarta-feira (06) de reunião na Câmara de Vereadores de Barra do Rocha com representantes da SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Valmar Alexandrino, Marzo Santos e Willian Souza; e a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – Fátima Moraes, tendo como objetivo discutir a possível revisão de limites territórios dos três municípios respeitando a prevalência do pertencimento da população associada aos limites administrativos de cada um conforme previsto pela Lei Estadual 12.057/2011 que será seguida em todos os 417 municípios da Bahia. 
Prefeita Vera Lúcia (Barra do Rocha) em defesa da manutenção territorial

Durante a discussão, todos os representantes manifestaram empenho em lutar para não perder território, principalmente Barra do Rocha, que conforme a Lei seria a maior prejudicada, já que nos últimos anos vem perdendo espaço e responsabilidades administrativas por descasos de gestões passadas. Segundo a prefeita Vera Lucia, alguns destes inserviços não irão mais acontecer e lutará para que os limites sejam respeitados. “Já reformamos e seguiremos reformas nas Unidades Escolares, reabriremos Postos de Saúde, implantaremos Projetos Habitacionais, melhoraremos as Estradas Vicinais, ampliaremos o Bolsa Família, ou seja, ofereceremos e levaremos os serviços de Educação, Saúde e Social a todos os moradores pertencentes ao nosso território legal e nos responsabilizaremos administrativamente por cada região,” desabafou a alcaide. 
Prefeito Marcos Aurélio (Ibiratia) durante sua defesa

Para o prefeito Marcos Aurélio (Ibirataia), que defendeu a tese de ser administrador e não político, a luta por alguns territórios estão relacionadas aos serviços oferecidos por seu município aos moradores da região disputada, o que seria o motivo de buscar a responsabilidade administrativa. “Não estamos brigando por terras, mas precisamos entender que independente do resultado na nova revisão, os moradores daquela região continuarão a gozar dos serviços oferecidos em Ibirataia, seja na educação, saúde ou social. Espero que com o resultado, cada um município se responsabilize com seu território;" declarou. 
Sr. Marzo Santos apresentando os limites e mapa previsto
Após desacordos e muita polemica, ficou decidido entre os técnicos presentes, que um novo mapeamento será realizado com visitas as localidades em companhia de representantes de ambas as cidades (Ubatã e Ibirataia), já que Ubatã terá pouca alteração prevista e mostrou-se satisfeita com a decisão. 

O papel da SEI juntamente com o IBGE é elaborar tecnicamente os anteprojetos de lei de cada território, e conseqüentemente propor possível divisão que se adéque as realidades de cada município sem que haja prejuízo territorial para qualquer que seja o município. Este novo mapa deverá ser concluído em 2014.

Redação BR News

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |