Itamarati tem cerca de 8 mil habitantes (Foto: Ubatã Notícias)
Moradores de Itamarati, distrito de Ibirapitanga, participaram neste sábado (09) de uma reunião na Escola Municipal Orlando de Carvalho para renovar a Comissão Pró-Emancipação do Distrito. Participaram da reunião diversas autoridades políticas, religiosas, jurídicas, comerciantes e a sociedade civil organizada.
Ainda na reunião, foram eleitos os novos membros da Comissão, cujo objetivo é emancipar o distrito. Os moradores de Itamarati acreditam que a localidade já tem economia, população e infraestrutura suficientes para ser alçada à categoria de cidade. A formação da comissão é um passo nesta direção, mas o caminho é longo.
A emancipação se dá por meio de Lei Estadual e dependerá, sempre, dentre outras coisas, de consulta prévia à população diretamente interessada do distrito a ser emancipado. O Estado e a União, no entanto, não têm demonstrado muita simpatia às emancipações, isso porque o processo é oneroso, sendo preciso criar nas localidades emancipadas Câmara, Prefeitura e outras estruturas públicas.
Redação Ubatã Notícias