Férias escolares: hora de fazer check-up nos olhos das crianças

|


As férias escolares é momento propício para passeios, viagens, momentos de lazer e descanso, principalmente para crianças que estarão, a partir de fevereiro, voltando para as salas de aula. No entanto, os pais também devem aproveitar o período para garantir o check-up oftalmológico de seus filhos, tendo em vista um retorno às aulas com a saúde ocular em plena forma. A oftalmopediatra do DayHORC – Hospital de Olhos Unidade de Itabuna, Luciana Pinto (CRM 13714), fala sobre a importância de manter visitas regulares ao oftalmologista e alerta sobre emergências oculares mais comuns entre as crianças nesse período. 

Na anatomia humana, o sistema visual na infância é considerado imaturo, com desenvolvimento previsto para a fase de crescimento da criança. Assim, a detecção de possíveis erros de refração e doenças oculares congênitas devem ser diagnosticadas e tratadas, quando possível, de forma precoce, evitando maiores prejuízos à qualidade de vida e à saúde ocular.  

Entre os erros de refração mais comuns estão a miopia e a hipermetropia, ambos com grande influência no comportamento de crianças e até mesmo no desempenho escolar. “Um dos indicativos comuns da miopia, por exemplo, é a aproximação de objetos, principalmente livros e cadernos no momento da leitura”, relatou a médica Luciana Pinto. Cansaço, sonolência e desatenção no momento da leitura também podem ser sinais de alerta.  

No entanto, a oftalmopediatra Luciana Pinto alerta para a dificuldade de observação de mudança de hábitos caso o erro de refração ocorra em um único olho. “Nesse caso, a criança mantém um comportamento normal, forçando, porém, a visão do outro olho, já que não tem condições de discernir, achando normal não enxergar bem de longe, ou enxergar embaçado”, acrescentou a oftalmopediatra.  

Assim, as consultas clínicas com o oftalmologista pediátrico são essenciais para o diagnóstico preciso de possíveis doenças oculares, registrando na detecção precoce a possibilidade de evitar o comprometimento visual, bem como o atraso no aprendizado e no desenvolvimento da criança.     

CUIDADOS DURANTE AS FÉRIAS 

Ainda durante as férias, a prevenção a possíveis emergências oculares é uma demanda a mais para pais e cuidadores de crianças, alerta a oftalmopediatra. Mais expostas a ambientes abertos, como praças, parques e espaços de lazer, as crianças podem estar sujeitas a objetos pontiagudos ou perfurocortantes. “Galhos de árvores, pontas de brinquedos devem estar entre as maiores preocupação, além do contato com ambientes infecciosos, como água não tratada, nos casos de piscinas sem manutenção, e areias de praia e parques”, relatou Dra. Luciana Pinto.  

Cuidados com possíveis traumas oculares a partir de atividades esportivas, principalmente com bolas de paintball e tênis também devem estar garantidos. Por fim, uso de maquiagens e prática de pintura facial, principalmente durante as comemorações do Carnaval, devem sempre evitar contato com os olhos. “Para todos estes casos ou mesmo outras emergências, a dica é evitar a automedicação e procurar o oftalmologista o quanto antes”, finalizou a médica.      

ASCOM DayHORC 
Hospital de Olhos Unidade de Itabuna

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |