A explosão ocorrida em um reservatório subterrâneo de etanol, seguida do vazamento de grande quantidade de produto na via pública, assustou por volta das 18h05 de segunda-feira (2), moradores e transeuntes que se encontravam na Praça Juracy Magalhães (Cilion) no bairro de Jequiezinho.
Segundo o proprietário do Posto Myllenium 1, Augusto Gesteira, o incidente ocorreu no momento em que um técnico de manutenção realizava um teste de estanqueidade (processo destinado a verificação da integridade de uma peça ou componente quanto a vazamentos, sendo considerado passo importante no processo de controle de qualidade). A tampa do tanque projetou-se ao alto enquanto o líquido jorrou a uma distância de cerca de 100 metros. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar interditou a área, enquanto uma viatura bomba tanque do 8ª Grupamento de Bombeiros, espalhou o produto LGE (Líquido Gerador de Espuma) em toda a área por onde o etanol se espalhou. De acordo o Sgt Josivaldo que comandou os trabalhos, o produto utilizado é um detergente líquido e concentrado, especialmente formulado para em mistura com a água pura, formar uma espuma com características física-químicas especiais de resistência química e a temperatura elevadas, evitando a propagação de chamas. Equipe do setor de manutenção da Petrobrás Distribuidora, também esteve no local.
( Jequié Repórter )