MEC supervisionará 3 faculdades baianas com avaliação ruim

|

Brasília - Setenta instituições de ensino superior que tiveram desempenho insatisfatório na última avaliação do Ministério da Educação (MEC) irão passar por um processo de supervisão que inclui congelamento de vagas e perda da autonomia para criar novos cursos. Elas tiraram notas 1 e 2 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010. O indicador, divulgado na semana passada, mede a qualidade do ensino oferecido por uma instituição em uma escala que vai de 1 a 5. 

As medidas foram publicadas nesta terça-feira, 22, no Diário Oficial da União. No grupo estão sete centros universitários e três universidades que perderam sua autonomia. Com isso, ficam impedidas de abrir novas vagas ou cursos. 

Na Bahia, três instituições de ensino superior tiveram avaliação ruim no IGC. São elas: o Centro Universitário Estádio da Bahia (FIB); a Escola de Engenharia de Agrimensura; e a Faculdade Metropolitana de Camaçari. A lista das instituições incluídas no processo de supervisão pode ser consultada no Diário Oficial [Pag. 27 e 28]. A supervisão também atinge 60 faculdades que apresentaram resultado insatisfatório no IGC de 2010 e já tinham apresentado desempenho ruim nos últimos três anos. Elas terão restrições para receber novos alunos a partir de 2012 – o número de estudantes ingressantes não poderá ser superior ao total de vagas ocupadas em 2011. 

As medidas têm validade até a divulgação do próximo IGC, em 2012. Se no período elas conseguirem melhorar o desempenho e apresentar um resultado satisfatório na avaliação – o que significa um IGC acima de 3 – as restrições são suspensas. 

Nota da Redação: Como divulgamos, quase 50 Instituições de Ensino Superior da Bahia tiveram reprovação do MEC por obterem notas 1 e 2 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010 (lembrar matéria). Neste caso, entendendo a situação, apenas 03 faculdades baiana receberão supervisão não pela baixa nota e sim por terem apresentado notas insatisfatória nos anos anteriores. Fica o alerta para as demais para melhorarem a nota nas próximas avaliações.


 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |