![]() |
71 políticos na Bahia foram acionados por desfiliação sem justa causa, 11 são da região |
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) moveu 71 ações de decretação de perda de cargo eletivo contra prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios baianos. Destes, 11 estão na nossa região.
Segundo o CORREIO, os políticos alvos das ações pediram a desfiliação sem apresentar justa causa e a maioria deles já se filiou a novos partidos, o que evidencia a intenção de troca de legenda para disputar novos cargos no pleito de 2012, segundo a PRE.
A incorporação, fusão ou a criação de novo partido são consideradas justas causas para a desfiliação partidária, bem como a mudança (ou desvio) do ideário político em relação ao programa do partido ou grave discriminação pessoal – critérios definidos pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 22.610/2007. Isso isenta cinco atuais vereadores de Barra do Rocha que filiaram-se ao PSD: Anita Fontes, Heráclito Costa (Kak), Cleide Medeiros, Eva Mendes e Amaurilho Bispo (Xexeu).
Na relação disponibilizada, consta diversos políticos de cidades da região, tais como: Ubata (1), Ibirapitanga (1), Itagi (4), Itajibá (2), Gandú (3). Veja relação completa e saiba quem são estes políticos