Prefeito Jônatas discursando durante abertura da Audiência Pública |
Na última quinta-feira (29) no Ginásio de Esportes em Barra do Rocha, aconteceu a AUDIÊNCIA PÚBLICA para definição do processo de Licenciamento de Localização do Empreendimento Usina Termoelétrica Barra do Rocha I, de responsabilidade da conceituada empresa PETROBRAS. O evento foi realizado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e contou com a participação de centenas de barrochenses, e demais cidades circunvizinhas da Área de Influência Direta como: Ipiaú, Ubatã, Gongogi, Ibirataia, Ubaitaba e Itagibá.
A mesa diretora foi presidida pela Sra. Rozana Gaspar, representante do INEMA, sendo que compuserem inicialmente a mesa diversas autoridades local, como o prefeito Jônatas Ventura e a presidenta da Câmara de Vereadores a Sra. Anita Fontes, além de diversos representantes das cidades ali representadas.
Dando inicio as atividades, a Sra. Rozana Gaspar apresentou todo cronograma e pauta da AUDIÊNCIA PÚBLICA que teve como objetivo apresentar e discutir com a comunidade presente sobre o projeto e os impactos associados, identificados através do estudo de impacto ambiental (RIMA) para provável implantação da Usina Termoelétrica Barra do Rocha I.
Na oportunidade, alem das explicações do Sr. Renato Costa - Gerente Geral de Negócios da Petrobras e da Sra. Tatiane Matos - Coordenadora de Estudos de Impacto Ambiental EIA através da empresa Habtec, houve questionamentos de diversos segmentos da sociedade, onde apresentaram reivindicações e manifestaram suas preocupações sobre o empreendimento através de críticas e sugestões. Vale lembrar que os profissionais presentes mostraram domínio e atenderam na grande maioria da demanda existente.
Com o resultado positivo da AUDIÊNCIA PÚBLICA, com mais prós do que contra, cremos que a realidade da UTE Barra do Rocha I está cada vez mais perto. A Petrobras participará do Processo Licitatório para construção da Termoelétrica no mês de dezembro.