Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o gabarito oficial das provas doExame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser divulgado hoje (25 de outubro), apesar de que muitos gabaritos já foram disponibilizados na internet. A informação é de que o documento esteja disponível para os interessados até às 20 horas.
Com isso, quem fez o exame poderá ter uma noção de como deve sair a nota final. O resultado final, porém, deve ser divulgado somente em janeiro de 2012. Atualmente o Enem tem uma metodologia, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não contabiliza somente os acertos do candidato, mas também o nível de dificuldade que o item apresentava.
Se alguma questão apresentou baixo índice de acertos, esta então será considerada "difícil". Sendo assim, ela terá um peso a mais para a nota final do Enem. O mesmo acontece ao contrário, quando uma questão tem o índice de acertos elevado, serão consideradas "fáceis", com o peso bem menor na pontuação. Com isso, um candidato que tenha acertado o mesmo número de questões que outro, poderá ter uma nota distinta, de acordo com o grau de dificuldade de seus acertos.
Em 2011, foram 26% do total de inscritos no Enem (5,3 milhões), que não compareceram para o exame, ou seja, 1,4 milhão de pessoas estiveram ausentes. Mesmo assim, o índice foi um pouco menor que em 2010, quando foram registradas 27,6% de abstenções.