Vírus modificados atacam apenas células cancerígenas

|

Apenas uma dose intravenosa de um vírus modificado geneticamente com o intuito de destruir células cancerígenas conseguiu infectar o tumor com segurança, sem danificar o tecido saudável. Esse foi o resultado da primeira fase de um teste envolvendo 23 pacientes com câncer em processo de metástase – quando o tumor se espalha pelo corpo, atingindo outros órgãos. A descoberta ajuda a formar a base para um novo tipo de medicamento de combate ao câncer, que usa vírus destruidores de células cancerígenas.  

Pacientes com vários tipos de câncer metastáticos receberam dosagens diferentes do vírus. Passados de oito a dez dias, os cientistas realizaram a biópsia do tecido tumoral de todos os sujeitos e notaram que o vírus se replicava no tumor de sete dos oito pacientes que receberam a dosagem mais alta e sem efeito colateral sério. Várias semanas após a aplicação, eles observaram que o tumor parou de crescer e até diminuiu de tamanho em um dos pacientes. O estudo foi publicado na revista Nature.  

Embora este não tenha sido o primeiro o estudo a examinar a terapia com vírus destruidores de tumor, ele foi o primeiro a documentar por completo o comportamento do vírus no tecido retirado do paciente. Os resultados confirmam que o vírus pode ser usado para atacar seletivamente apenas células doentes. (ver matéria completa)

Por Alla Katsnelson, The New York Times News Service/Syndicate

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |