Contas da Coelba |
Mais de 173 mil consumidores de energia elétrica na Bahia perderão, já neste mês de janeiro, o desconto concedido a cliente de baixa renda. É que eles não fizeram o cadastramento no programa de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), e a conta de luz deve dobrar para estes usuários. O número citado inclui apenas os clientes que consomem mais de 80 kW/h por mês, e que deveriam ter feito o cadastro até dezembro. Outros 1,5 milhão terão que fazê-lo de acordo com os prazos estabelecidos pelo governo até o final deste ano.
Segundo simulação da Coelba, quem consumia exatos 80 kW/h por mês e pagava R$ 19,18, por pertencer a uma família de baixa renda, terá a conta elevada para R$ 40,11, com a retirada do desconto.
Os cortes serão feitos gradativamente, por faixas de consumo, e poderão atingir, no total, 1,67 milhão de consumidores baianos, caso não façam o cadastramento. A mudança aconteceu por causa da nova regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em vigor desde o dia 1º de dezembro de 2010. Se antes os consumidores estavam automaticamente cadastrados de acordo com seu consumo de energia, atualmente é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico), receber no máximo meio salário mínimo por pessoa da família e fazer um recadastramento na distribuidora de energia para não perder o benefício.
Informações do Correio Feirense