WAGNER SÓ CRESCE, SOUTO E GEDDEL LUTAM

|

Quem ganhará as eleições da Bahia: Vagner, Souto ou Geddel?
Fonte: atardeonline – por Paixão Barbosa

Nova pesquisa do Instituto Datafolha sobre a sucessão na Bahia e nada de novo, em termos positivos, para a oposição: o governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, aumentou a vantagem em relação a seus adversários e mantém a expectativa de ganhar a eleição ainda no primeiro turno. Sua vantagem, que era de 30 pontos na semana passada, passou agora para 37, a partir da elevação das intenções de votos favoráveis a ele, que subiram de 48% para 53%, e também da queda dos dois principais adversários: Paulo Souto (DEM) caiu de 18% para 16% e Geddel Vieira Lima foi de 14% para 11%.

É certo que, como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, Souto e Geddel podem até ser considerados em situação estável, mas com viés de baixa, o que só faz somar desgosto para a campanha de ambos. Como a pesquisa revela que só há 12% de eleitores que ainda não sabem em quem votar (5% disseram que vão votar em branco ou anular o voto), praticamente não há margem onde os candidatos de oposição possam cavoucar votos para reduzir o favoritismo do governador. Além do mais, os demais candidatos não têm ajudado muito neste esforço: Luiz Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL) têm somente 1% cada, enquanto Sandro Santa Barbara (PCB) e o Professor Carlos (PSTU) sequer atingiram 1%.

É claro que ainda faltam 15 dias para a eleição e a esperança da oposição não pode morrer antes do dia 3 de outubro, inclusive porque exemplos recentes da vida eleitoral baiana justificam a manutenção do esforço.

Comentário:

Realmente a política está cada vez mais próxima da vitória de Jaques Vagner do PT, isso mediante as várias pesquisas ao longo da campanha eleitoral 2010. Vejo que se analisarmos os percentuais destas pesquisas só um milagre poderá reverter este quadro, já que tanto Paulo Souto como Geddel não conseguiram embalar na referida campanha, pelo menos em números estatísticos, sendo que Vagner ainda é dono da menor rejeição entre os candidatos.

Por outro lado, tudo pode acontecer no mundo da política, e um grande exemplo foi a vitória inesperado ainda no 1º turno do próprio Vagner nas eleições de 2006, onde Paulo Souto liderava todas as pesquisas. Mais dúvidas também estão em relação a campanha de Geddel (candidato do prefeitoJônatas Ventura), já que este tem apoio de centenas de cidades baiana e continua estacionado na 3ª colocação, ou em questionarmos a aparente inexistência do “carlismo” na campanha de Paulo Souto.

Pensando nessa problemática, ainda não podemos definimos a eleição de Vagner, pois o ditado conhecido como “quem vê cara não vê coração” poderá aparecer novamente nestas eleições; afinal a decisão está nas mãos do povo, e este mesmo povo tem o poder de mudar ou não a situação. Façam suas apostas! Vagner ganhará no Primeiro turno? Caso haja segundo turno quem enfrentará o petista? Quais as chances de Paulo Souto e Geddel na corrida pelo governo do Estado?

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |