ESPECIAL ELEICÕES 2010: POLÍTICA E DEMOCRACIA OU POLITICAGEM E COVARDIA?

|



Charge Política: explicação do momento político, faça o mesmo eleitor! 

 “Tudo o que peço aos políticos é que se contentem em
mudar o mundo sem começar por mudar a verdade”.
(Jean Paulhan)

Não é nenhuma novidade dizer que as campanhas eleitorais 2010 estão de “vento em poupa”, e que até 03 de outubro os candidatos à câmara, senado, governo e república estarão lutando voto a voto para alcançar seus “objetivos”. Porém gostaríamos que vocês, eleitores, tivessem consciência de que esses objetivos devem ser coletivos e não individual, como de costume nos deparamos a cada quatro anos.

Sabemos que nossa política tem passado por muitas crises nos últimos tempos. Entretanto, como vivemos em um país “democrático”, que diz ser um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, a história pode ser mudada já que somos nós, os responsaveis pela escolha destes representantes. Atrelado a este contexto democrático e a frase inicial sobre políticos, fica então a pergunta: Se temos este poder, porquê vivemos na mesmice, votando na base da imposição e vulneráveis a muitos políticos sujos que não trabalham para a mudança do mundo? Creio que política e democracia quase já não existem em nosso meio.

Diante do exposto, podemos dizer que estamos em meio a uma politicagem, onde candidatos só aparecem nas vésperas das eleições, ou como dizem por ai... os “candidatos copa do mundo”, que aparecem de quatro em quatro anos; sendo que muitos destes nem conhecem nosso município ou até desconhecem o nome do mesmo, mas sempre juram amor e prometem “mundos e fundos” nas campanhas eleitorais. A coisa piora quando deixamos de exercer nosso papel democrático e contribuímos para tanta sujeira ao vender nosso voto, neste caso somos cúmplices do desrespeito e desamor por nossa terra, o que defino como covardia.

Mesmo com tantos pontos negativos, as coisas podem ser revertidas nestas eleições, já que a Tribunal Eleitoral tem feito seu papel para fiscalizar e reprimir a ação covarde tanto dos políticos como dos eleitores, seja através do “Ficha Limpa” que pude e excluiu da política aqueles candidatos corruptos ou em débito com a justiça, ou por meio da Campanha “Eleições Limpas” que punirá em caso da venda de voto, tanto o político quanto o eleitor; só não temos a certeza quanto ao fim da impunidade.

Pensando em toda esta problemática, cogitaremos para fazermos então uma análise minuciosa para a escolha do futuro da nossa Bahia e Brasil: De quem são as melhores pospostas para nossa região, quem fez ou quem tem feito algo para o desenvolvimento da mesma, quais destes podem de fato, no futuro próximo, contribuir para o nosso progresso coletivo?

Apesar de vê a política como coisa séria, acredito que a democracia só existirá de fato quando o voto deixar de ser algo obrigatório, e assim como a livre escolha do candidato, o eleitor possa escolher votar ou não, sem que haja punição futura. Também quero deixar claro que não estou usando do espaço para pedir voto ou fazer “política”, mas quero dizer que já fiz minha escolha por acreditar ser o melhor para minha terra e desejo que todos façam também sua provável e melhor escolha. Afinal, o tempo está passando e a hora da decisão está bem próxima.

Esperamos que a frase de George Bernard, onde diz que “a democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente”, seja destruída nestas eleições e saibamos escolher dentre os poucos políticos que restam, aqueles que poderão mudar para melhor a nossa história.

Fica então a pergunta: Política e democracia ou politicagem e covardia? Saiba que neste mundo das trevas entre política e politicagem, você é o RESPONSAVEL pela melhor escolha.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |