BARRA DO ROCHA BATE TODAS AS METAS PREVISTAS DO IDEB E SUPERA MÉDIA DO ENSINO NO ESTADO DA BAHIA

|

Nesta segunda-feira (05/07), o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou o resultado e novas metas do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para todo o Brasil. Vale salientar que o IDEB é calculado a cada dois anos e leva em consideração as notas da Prova Brasil e os percentuais de reprovação através dos dados inseridos no Programa Educacenso, tendo como objetivo medir a qualidade do ensino público no país.

Segundo a fonte A TARDE On Line: “O município baiano de Apuarema, no sul do estado, teve a pior avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos 5.404 municípios analisados em 2009. A cidade ficou com a nota 0,5, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério de Educação da Bahia (MEC). Sendo que a Bahia ainda tem cinco outros municípios na lista das dez cidades com piores médias. São eles: Pedro Alexandre (2,0), Nilo Peçanha (2,1), Manoel Vitorino (2,1), Dario Meira (2,2) e Pilão Arcado (2,2). O estado não tem nenhum município na listas das dez melhores notas. A Bahia também não alcançou a meta nacional do Ideb, porém melhorou o Ideb desde 2005, quando o percentual começou a ser calculado.”

Devido a uma série de fatores referentes a transição de governo, o município de Barra do Rocha já viveu essa história e deixou a desejar nos índices do IDEB dos anos 2005 e 2007, quando a educação do município estava em fase de adaptação e aprimoramento; sendo que no último resultado, tivemos infelizmente uma surpresa negativa e ficamos entre os piores índices educacionais do Brasil. Seria uma vergonha tal acontecimento? Pelo contrário, aquela tristeza educacional vivida, tinha apenas um significado: ESTÍMULO. Então era tempo de correr atrás do prejuízo e trabalhar bastante para a mudança daquele quadro, tendo como principal objetivo sempre, a prestação de um serviço de qualidade aos alunos da rede pública municipal.

As sementes plantadas durante este período, germinaram, e agora colhemos os frutos do trabalho realizado através do resultado mais que positivo do nosso IDEB; diferente de milhares de municípios que ficaram abaixo da média prevista. Batemos todas as metas projetadas, tanto dos anos iniciais quando dos anos finais do Ensino Fundamental (4ª série/5º ano e 8ª série/ 9º ano), e de quebra tivemos tanto a média quando o crescimento superior a media do Estado da Bahia. A vitória só não foi completa porque o Colégio Estadual Antonio Motta Bittencourt (Estadual) não alcançou a média projetada para 2009, o que poderia ajudar a média municipal em relação ao ensino público em geral.

Pensando nos Resultados e Metas obtidos pelo município de Barra do Rocha, o Blog montou uma tabela (anexo a postagem) bem resumida que traz os dados comparativos do resultado do Índice do IDEB municipal. Vamos então aos números!

O Centro Educacional Manoel Muniz de Oliveira, mais conhecido como CEMMO, obteve a média 3,4 para 8ª série/ 9º ano, índice este que supera as metas projetadas para mais três etapas do IDEB (2015), ou seja, 6 anos de avanços. A Escola Angelina Leal conseguiu um resultado ainda mais relevante, pois alem de bater a meta para 2009, alcançou a meta prevista para 2017, ou seja, com a média 3,9 para 4ª série/ 5ºano obteve um avanço educacional de 8 anos. Com estes resultados, o índice educacional de Barra do Rocha também avançou 6 anos nos anos finais e 2 anos nos anos iniciais, tendo um avanço mais que superior em relação a toda Bahia.

Parabenizamos a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, em nome do Secretário Antonio Luiz, que mesmo diante das dificuldades vem sempre dando o suporte necessário para construção de uma educação de qualidade; principalmente os responsáveis diretos por esta conquista, a diretora Lusiete Rocha e toda equipe do Colégio CEMMO, e também a Diretora Jivânia Vieira juntamente com sua equipe da Escola Angelina Leal, pois todos contribuíram para este sucesso alcançado e fizeram valer o slogan do nosso governo: "Cidade Feliz".

Deixamos apenas uma alerta: o trabalho agora será ainda maior, pois diferente de superar as metas estabelecidas anteriormente, temos por obrigação manter ou melhorar constantemente nossos índices educacionais, para que de fato nossa educação municipal seja de qualidade para a demanda existente.

Clique na imagem abaixo e confira os dados resumidos dos índices do IDEB para o nosso município.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |