Nesta quinta-feira (08/07/2010), por voltas das 15:30h no Salão de Reuniões da Câmara de Vereadores de Barra do Rocha, aconteceu uma importante assembléia destinada a tratar de assuntos do interesse da categoria dos professores municipais, ou melhor, os profissionais da educação. Na oportunidade estavam presentes o Presidente da APLB de Barra do Rocha; a Sra. Dilma Miranda, diretora Regional da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia; o prefeito Municipal Jônatas Ventura, funcionários e filiados da entidade no município.
Dentre diversos temas abordados, a Assembléia Geral tinha como pauta a ser seguida os assuntos referentes ao Pagamento do Servidor Educacional, onde foi discutido o calendário a ser seguido pela Prefeitura; o Reajuste Salarial dos professores, pois o município estava pagando abaixo o que manda a Lei; Revisão do Plano de Carreira e Estatuto do Magistério, que encontrava-se defasado em relação aos direitos dos profissionais; a conquista e meta batida no Índice IDEB do município de Barra do Rocha, onde saímos de um grupo dos piores níveis educacionais, para um dos melhores da Bahia; e por fim, a busca pelo fortalecimento do Sindicato APLB (municipal), pois os filiados são ausentes e descompromissados com a entidade.
A Sra. Dilma Miranda (Diretora Regional da APLB) foi a primeira a usar da palavra, onde parabenizou o município pelo índice do IDEb e explicou que é dever do professor exerceu seu papel para essa qualidade educacional; lembrou ainda que a APLB é o maior sindicato da Bahia, porem os militante de Barra do Rocha não dão o valor devido a Entidade, já que não apóiam as decisões da classe, um exemplo foi o parcelamento junto a prefeitura, pouco adiantou a luta da APLB. Solicitou ainda mais apoio da Prefeitura para os professores matriculados em cursos do Plataforma Freire, e alertou aos profesores sobre a construção do novo Plano, onde os mesmo deverão seguir uma avaliação de desempenho voltado a qualidade da prestação do serviço. Ao final de sua fala solicitou do prefeito a solicitação de um profissional do INSS para regularização e estudo da vida de cada profissional. O presidente da ASPLB, Maxuel Mendes também parabenizou a educação pelo índice alcançado no IDEB, relatando a satisfação de reunir a classe mais uma vez em prol de uma causa nobre e de grande importância para os profissionais da educação, onde será construído o novo Plano de Carreira e Estatuto do Magistério. O prefeito Jônatas Ventura iniciou fazendo uma retrospectiva da educação e principalmente referente ao índice do IDEB, que na ultima divulgação estávamos entre os piores do Brasil e hoje avançamos nosso nível de educação, onde “as tristezas passadas se transformaram em alegrias presentes”, reconheceu que isso é fruto do trabalho em equipe do governo cidade feliz junto com os profissionais da educação; logo após anunciou que foi feita a portaria delegando a reformulação do Estatuto do Magistério, através de uma comissão conforme manda a legislação (Educação, Administração, Sindicato, Professor). Ressaltou a importância deste passo importante, solicitando muita criteriosidade, tendo como objetivo a segurança, satisfação e acima de tudo poder de cumprimento da Prefeitura. Em seguida anunciou que a partir do mês de agosto, os professores terão seus reajustes salariais ora defasados, ainda lembrou dos desdobramentos feitos em seu governo segundo a legalidade educacional.
Ao final todos saíram confiantes e esperançosos quanto ao cumprimento por parte da Prefeitura, que deverá ser anunciado em janeiro de 2011.
Esse foi mais um importante passo na construção de uma educação de qualidade no município de Barra do Rocha. Agradecemos os presentes e em especial aos representantes do Sindicato APLB e ao prefeito municipal, onde em parceria, trabalharão na defesa dos profissionais da educação municipal.