Representantes da FAEB/SENAR, Secretarias Municiais e Sindicato Rural |
Na seqüência, a Coordenadora Estadual do Programa Despertar na Bahia – Sra. Jaqueline Érrico, juntamente com o vice-presidente do SENAR - Sr. Jose Mendes dos Santos, parabenizaram o município pela excelente execução e alcance dos objetivos do Programa Despertar; e trouxe de primeira mão uma ótima noticia para nossa Barra do Rocha, a contemplação com o Programa Útero é Vida, agora voltado a saúde das mulheres residentes na zona rural do município.
O referido programa tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e cuidados com as mulheres do meio rural, contribuindo assim para o aumento da auto-estima e qualidade de vida, uma vez que Câncer do Colo do Útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres é responsável pelo óbito de 230 mil mulheres por ano. O referido evento deverá ser organizado em apenas um dia e terá como meta mínima o atendimento de 150 mulheres, sendo que deverão estar envolvido os funcionários das Secretarias de Educação, Social e principalmente Saúde (voluntários no evento), e durante a prestação de saúde mais conhecida como Exame Papanicolau, as mães terão um dia de princesa, com tratamento de beleza, manicure, pedicure, corte e escova do cabelo, bem como almoço, lanche, espaço de lazer, distribuição de kits de beleza, etc.
Esse é mais um benefício trazido pelo Sistema FAEBE/SENAR para o município de Barra do Rocha, onde alem do benéfico da saúde da mulher do campo, uma verba de mais de R$ 10.300 (dez mil e trezentos reais) será disponibilizada para a realização desta ação, sendo que a contra-partida do município será apenas a disponilididade e interesse por esta causa. Ao final ficou acordado o interesse do município que já se disponibilizou em organizar toda estrutura para o bom andamento deste importante projeto, que deverá ocorrer no mês de agosto.
Agradecemos a Sra. Jaqueline Érrico e ao Sr. José Mendes pelos serviços prestados ao nosso município que é o principal beneficiado, tendo a certeza que o câncer do Colo do Útero, essa doença perigosa e traiçoeira, deverá ser encarada como preocupação para com o alvo do programa, ou seja, mulheres da zona rural. Esperamos que muitos parceiros barrochenses venham aderir a esta causa nobre.