Nesta quarta-feira (05/04), mais do que esperada pela população, a Sessão da Câmara de Vereadores trouxe para os microfones da Rocha FM e comunidade em geral uma Sessão extraordinária, cujo principal objetivo era esclarecer os problemas com os serviços de baixa qualidade da Empresa COELBA. A Audiência Pública foi realizada em resposta à ofícios da câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal onde ambos solicitavam providencias e medidas para solução dos transtornos causados pela emprese em questão ao consumidores barrochenses. Na oportunidade alem dos vereadores e comunidade, alguns profissionais da empresa se fizeram presentes como o Sr. Marcos Bastos, Sr. Carlos Morais, Sra. Sheila Silva e Rosemar.
Segundo responsável legal da COELBA, por sinal palestrante na ocasião, esse trabalho vem sendo feito em varias cidades da Bahia desde o inicio do ano, e que as soluções estão sendo encontradas com tal iniciativa, tendo como principal objetivo o pronto atendimento e serviço de qualidade de energia elétrica. Na seqüência foi apresentado vários slide onde os presentes poderiam acompanhar o Sistema elétrico do Funil e os canais, linhas ou alimentadores que fazem com que a energia chegue ate a nossa de Barra do Rocha, focando as Principais ocorrências – curto espaço de tempo (março e abril) ocorridas no município: as falhas na linha de transmissão e em alguns casos redes danificadas; Clima e fatores da natureza – falha nas linhas de distribuições; Regulador de tensão que já foi ajustado e está em pleno funcionamento; e em poucos casos falha técnica da COELBA.
Em relação a média nacional nota-se que Barra do Rocha ainda esta dentro do limite anual, apesar de que nos meses de março e abril as metas foram ultrapassaram conforme limite mensal para o município, tanto para horas sem energia quanto as vezes que faltou o serviço. Lembrou ainda que a vegetação as vezes provoca pequenos curto circuitos que podem ter ocasionados as constantes falhas de fornecimento, o famoso pisca-pisca.
O representante da COELBA, citou que já estava nos planos da COELBA o análise da rede do município, antes mesmo de ser solicitado tal audiência. Nesta ocasião toda rede será analisada; se as cruzetas estão em bom estados; se os isoladores - componente q parece ser de porcelana que muitas vezes vazam, estão em condições de uso; fios velhos e precários para corrente municipal, entre outros. Na seqüência, agradeceu pela participação da comunidade e de vereadores, lembrando que é direito do consumidor, quando lesado, de reivindicar seus direitos – por outro lado a Empresa também tem o direito de averiguar os fatos, analisar as causas, verificar as instalações, etc. Isso não impede que o consumidor que se achar prejudicado procure soluções para o caso.
Sem fugir de nenhuma pergunta ou questionamento, o Sr. Carlos Morais respondeu de forma ética e convincente todo aos interessados, ou seja, vereadores e munícipes que usaram da palavra. Antes de finalizar explicou que não é o desejo da COELBA lesar os clientes, pelo contrario, o objetivo da Empresa é continuar a fornecer a energia elétrica, alias esse é a única forma de retorno financeiro que ela tem. Quanto aos valores abusivos cobrados no mês de abril, explicou que tal aumento se deu devido a leitura mensal que sempre é feita em 27 dias, nesta ocasião as mesmas foram cobradas m 33 dias; os casos omisso estão sendo analisados e que mesmo diante as inúmeras solicitações a COELBA está se esforçando para solucionar o problema, sem que o consumidor seja o prejudicado. Lembrou ainda das varias ações sociais desempenhada pela Empresa em prol do desenvolvimento da Bahia.
Ao final se prontificou a sanar os problemas, visto que nos últimos dias não houve registro de falta de fornecimento de energia. Parabenizou a câmara de vereadores e ao prefeito Jônatas ventura que mostraram interessados na solução do caso em benéfico da comunidade, a emissora de rádio Rocha FM pela cobertura e transmissão aos cidadãos.
Esperamos mesmo que aquele desrespeito ao consumidor não volte a acontecer, parabéns a todos os interessados que lutaram para esse acontecimento.
Segundo responsável legal da COELBA, por sinal palestrante na ocasião, esse trabalho vem sendo feito em varias cidades da Bahia desde o inicio do ano, e que as soluções estão sendo encontradas com tal iniciativa, tendo como principal objetivo o pronto atendimento e serviço de qualidade de energia elétrica. Na seqüência foi apresentado vários slide onde os presentes poderiam acompanhar o Sistema elétrico do Funil e os canais, linhas ou alimentadores que fazem com que a energia chegue ate a nossa de Barra do Rocha, focando as Principais ocorrências – curto espaço de tempo (março e abril) ocorridas no município: as falhas na linha de transmissão e em alguns casos redes danificadas; Clima e fatores da natureza – falha nas linhas de distribuições; Regulador de tensão que já foi ajustado e está em pleno funcionamento; e em poucos casos falha técnica da COELBA.
Em relação a média nacional nota-se que Barra do Rocha ainda esta dentro do limite anual, apesar de que nos meses de março e abril as metas foram ultrapassaram conforme limite mensal para o município, tanto para horas sem energia quanto as vezes que faltou o serviço. Lembrou ainda que a vegetação as vezes provoca pequenos curto circuitos que podem ter ocasionados as constantes falhas de fornecimento, o famoso pisca-pisca.
O representante da COELBA, citou que já estava nos planos da COELBA o análise da rede do município, antes mesmo de ser solicitado tal audiência. Nesta ocasião toda rede será analisada; se as cruzetas estão em bom estados; se os isoladores - componente q parece ser de porcelana que muitas vezes vazam, estão em condições de uso; fios velhos e precários para corrente municipal, entre outros. Na seqüência, agradeceu pela participação da comunidade e de vereadores, lembrando que é direito do consumidor, quando lesado, de reivindicar seus direitos – por outro lado a Empresa também tem o direito de averiguar os fatos, analisar as causas, verificar as instalações, etc. Isso não impede que o consumidor que se achar prejudicado procure soluções para o caso.
Sem fugir de nenhuma pergunta ou questionamento, o Sr. Carlos Morais respondeu de forma ética e convincente todo aos interessados, ou seja, vereadores e munícipes que usaram da palavra. Antes de finalizar explicou que não é o desejo da COELBA lesar os clientes, pelo contrario, o objetivo da Empresa é continuar a fornecer a energia elétrica, alias esse é a única forma de retorno financeiro que ela tem. Quanto aos valores abusivos cobrados no mês de abril, explicou que tal aumento se deu devido a leitura mensal que sempre é feita em 27 dias, nesta ocasião as mesmas foram cobradas m 33 dias; os casos omisso estão sendo analisados e que mesmo diante as inúmeras solicitações a COELBA está se esforçando para solucionar o problema, sem que o consumidor seja o prejudicado. Lembrou ainda das varias ações sociais desempenhada pela Empresa em prol do desenvolvimento da Bahia.
Ao final se prontificou a sanar os problemas, visto que nos últimos dias não houve registro de falta de fornecimento de energia. Parabenizou a câmara de vereadores e ao prefeito Jônatas ventura que mostraram interessados na solução do caso em benéfico da comunidade, a emissora de rádio Rocha FM pela cobertura e transmissão aos cidadãos.
Esperamos mesmo que aquele desrespeito ao consumidor não volte a acontecer, parabéns a todos os interessados que lutaram para esse acontecimento.