SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZOU A I ETAPA DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

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O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

Segundo a Coordenadora Maria Borges Hohlenwerger, profesora-multiplicadora e responsável pelo Programa Escola Ativa em Barra do Rocha, o “programa promove melhoria na prática pedagógica do professor, desenvolvendo seus conhecimentos em oficinas de capacitação. A intenção é promover a mudança na ênfase da transmissão de informações para a da valorização da compreensão e da construção social do conhecimento, para que ele assuma sua nova função em sala: orientador e facilitador da aprendizagem de seus alunos.”

Durante a realização da I etapa de Capacitação do Programa Escola Ativa, realizada nos dias 22, 23 e 24 de abril, foi abordado os seguintes tópicos, onde estavam presentes os professores que trabalharão com o referido Projeto no ano de 20010:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Mudar o papel do professor de repassador de informações para um arquiteto de percurso, articulador de pensamentos; Oferecer atividades que desafiem os alunos, possibilitando-lhes desenvolver experiências pertinentes de aprendizagem; Organizar trabalhos cooperativos em pequenos grupos; Promover a participação ativa dos alunos, como protagonista da construção de sua aprendizagem e a formação de um cidadão autônomo; Planejar oportunidades para que os alunos coloquem seus conhecimentos prévios em prática, ampliando-os e aplicando-os às novas experiências; Avaliar, no processo, o desempenho do alunos; Realimentar permanentemente conteúdos num ritmo adequado e Explicitar aos alunos o que se espera deles.

A IMPLEMENTAÇÃO E VIVÊNCIA PROPORCIONA:

AO ALUNO: Acesso ao conhecimento prático; Ampliação e acesso a novos conhecimentos; Aprendizagem cooperativa; Desenvolvimento de seu senso crítico e autonomia; Aplicação dos conhecimentos no meio social em que vive.

AO PROFESSOR: Oportunidade de refletir sobre sua formação, individualmente ou em grupo; Acesso às novas metodologias com orientação e assessoramento pedagógico.

AO TÉCNICO PEDAGÓGICO: Oportunidade de refletir sobre sua formação e atuação visando intervenções pedagógicas eficazes junto ao professor; de compreender a metodologia aplicada; de identificar dificuldades diagnósticadas na aprendizagem do discente e na prática e formação dos docentes.

À COMUNIDADE: Oportunidade de participar da gestão da escola como co-responsável no processo ensino-aprendizagem dos seus filhos, interagindo na construção do conhecimento.

 

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