Nos dias 12 e 13 de abril de 2009 (segunda e terça-feira), o município de Barra do Rocha através da a Secretaria Municipal de Educação recebeu a 2ª visita técnica do PAR referente ao Projeto de Monitoramento e acompanhamento do Plano de Ações Articuladas do nosso município. A reunião aconteceu no TELECENTRO COMUNITÁRIO – ESCOLA VASCO AZEVEDO FILHO (que foi liberado através de ação do PAR), devido a necessidade do uso da internet para apresentação e alimentação do sistema on-line do SIMEC, por determinação do Ministério da Educação, sendo esta mais uma importante ação em prol da educação municipal.
Tal iniciativa visa auxiliar os município que aderiram ao PAR em benéfico a educação municipal, sendo que devido o baixo índice do IDEB o Barra do Rocha encontra-se como prioritário quanto aos serviços do MEC. A reunião era destinada ao Prefeito, Secretário Municipal de Educação e equipe técnica, Comitê Local e conselhos municipais da área educacional, etc.
Na oportunidade a Técnica Regional do PAR a Sr. Jaqueline Almeida Silva apresentou o programa para os presentes e alertou quanto a necessidade de um monitoramento mais preciso do município que se encontra com uma taxa de pouco mais de 23%, uma vez que caso o município não cumpra com suas obrigações, que é alimentar o sistema com as informações da educação desde 2007, o Ministério da Educação deixa de beneficiar-lo devido ao descaso; neste sentido todas as ações criadas em prol da melhoria da educação de Barra do Rocha deverão ser analisadas, dentre eles projetos já executados, motivo pelo qual alguns não foram executado, quais os programas aderidos e contidos no PAR: PDE Escola, LSE, escola Ativa, Gestar II, Proinfo, Formação pela Escola, Escola acessível, salas Multifuncionais, Brasil Alfabetizado, etc. Na seqüência a responsável apresentou o PAR de Barra do Rocha, trabalhando minuciosamente as 04 (quatro) dimensões: Gestão educacional, Formação dos professores e profissionais de serviço, Práticas pedagógicas e avaliação e Infra-estrutura física e recursos pedagógicos, sendo que está última só será atendida o analisada caso o município tenha 100% de monitoramento.
Os objetivos do primeiro dia foram: Fortalecer o desenvolvimento das ações previstas no PAR no Município visitado; Oportunizar a discussão com os gestores municipais acerca da importância do PAR e seus impactos; Ressignificar a importância do “Compromisso Todos pela Educação”, assinado pelos gestores; Discutir e definir encaminhamentos para a superação das restrições. Sendo que no segundo dia os objetivos passaram a ser: Fortalecer e integrar as equipes de execução e acompanhamento do PAR no Município; Mapear as ações que deverão ser revistas no Diagnóstico do Município; Identificar o nível de conhecimento e de organização das equipes técnicas na implementação de Programas do PDE; Discutir a importância da visibilidade do PAR no Município.
Durante o Evento Jaqueline Almeida solicitou que após a conclusão do monitoramento o município comece a se preparar para apresentar o programa para comunidade, que deverá ser através de “Audiência Pública”: objetivos, estratégias e apresentação do planejamento, Sensibilizando os gestores para maior divulgação e envolvimento da comunidade local na execução e acompanhamento do PAR.
Já que o município encontrava-se em atraso e deveria correr para fechar o programa, caso contrario não seria atendido pelo MEC que tem prazo ate dia 30 de abril; a técnica regional do PAR solicitou que o técnico da Secretaria Lauro Elisio dedicasse a terça-feira apenas para monitoramento do Programa, e isso foi feito. Ao final do dia o resultado foi melhor do que o esperado, pois a situação que era crítica com 23% foi quase solucionado por completo, fechando o dia em 96,22%; o fechamento em 100% só não foi possível por falta de algumas informações, porém até sexta-feira estará finalizando e enfim aguardaremos análise do MEC e consequentemente o atendimento das necessidades municipais em educação.
Desde já a Secretaria Municipal de Educação agradece a Técnica Regional do PAR Jaqueline Almeida pelas orientações, preocupação e apoio nestes dois dias; esperando que com o cumprimento dos trabalhos por parte deste setor o Ministério da Educação venha beneficiar mais e mais este carente município através deste veiculo de transformação que é a EDUCAÇÃO.