COMEMORAR OU NÃO O DIA DO ÍNDIO?

|

ÍNDIOS DO BRASIL

Aqui neste país, chamado Brasil, vivíamos em paz, com nossa família, a natureza, e o nosso povo; plantávamos, colhíamos e acima de tudo dividíamos tudo o que produzíamos.

Nesse país tudo era bem verde, árvores e pântanos por todos os lados; bichos e pessoas em harmonia total; não se caçava por brincadeira, apenas o suficiente para nossa subsistência. Nossos filhos brincavam nos campos e vales; se divertiam nos rios, com águas claras e limpas sem poluição alguma. A alimentação era saudável, as frutas e verduras eram colhidas próximo ao horário das refeições – As doenças eram combatidas com remédios caseiros (ervas medicinais), nada nos fazia mal.

O mal chegou com a invasão Portuguesa ao nosso país, em nome da ganância nos escravizaram, exploraram, mataram nossos irmãos, dizimaram tribos inteiras e com eles foram enterrados nossos costumes, cultura e nossas tradições.

Em 19 de abril comemora-se o Dia do Índio, mas nós não temos muito o que comemorar; alias temos. Deveríamos está todos de luto por conta do desrespeito e o preconceito que foi travado com o povo indígena e que perdura até os nossos dias.

Quando precisamos reivindicar nossos direitos e respeitar as já existentes é preciso fazer algo que chame atenção como: queimar pneus no asfalto, invadir sede da FUNAI, ocupar câmara dos Deputados, alem de vários seqüestros de autoridades.

Ainda vivemos como se não fossemos brasileiros; somos estrangeiros dentro do nosso país, a arrogância e prepotência do homem dito “branco” fez com que as pessoas nos enxergassem como seres inferiores. Será que somos todos iguais num país que existem privilégios pra uns, cotas para negros e descaso com os índios?

Igualdade nunca foi o lema de quem está no “poder”, que apesar de efêmero muitos dão a vida por ele, passam por cima das pessoas e denigrem a imagem dos que ameaçam o seu caminho.

Nossas crianças não precisam ser maquiadas para valorizar ou homenagear um povo que por direito é dono da terra. Chega de máscara, é preciso encarar a realidade e desmistificar o que a escola e as elites colocaram em nossas mentes.

Somos Brasileiros
A nossa raça é brasileira
Nossa terra é Brasil
Que haja respeito entre nós, Povo Brasileiro!
Autoria: Antonio Luiz Sinfrônio

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |