Como foi difícil essa caminhada... A pouco mais de um mês diante as dificuldades financeira do município por pouco nossa barra do Rocha não participa da Seletiva par ao Campeonato Brasileiro, realizada na cidade de Salvador; o resultado veio para honra e Glória do Senhor, pois dos três atletas participantes, Lamarck Alcântara e Eloá Borges, ambos da Associção Barrochense de Judô - ABJ, conseguiram a classificação para a disputa mais difícil do Judô, o Campeonato Brasileiro, entrando para a história do Judô barrochense.
A luta agora era ainda maior, mas ao assegurar-se na vitória já obtida a comunidade barrochense amigos do esporte apoiaram uma campanha de arrecadação financeira destinada a condução dos nossos atletas ate a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro para a disputa do Campeonato Brasileiro Regional (BA, ES, MG e RJ) nos dia 24 e 25 de Abril. Vale ressaltar que devemos agradecer a delegação da cidade de Jequié na pessoa do sensei Arlon que disponibilizou o transporte junto os demais atletas de Jequié.
Depois das batalhas enfrentadas, a vitória estava por vir. Ambos os atletas barrochenses tinham chances de conquistar o Campeonato e por sinal obtiveram ótimo resultado para o reconhecimento ainda mais de nossa cidade. Lamarck conseguiu um 4º lugar bastante comemorado por toda equipe. O mais esperado veio por parte da Judoca sensação no momento Eloá Borges que vem adquirindo experiência a cada dia; a mesma aparente frágil, mostrou sua força e determinação na disputa do Brasileirão e agora passou a ser reconhecida nacionalmente, e como recompensa de tudo isso trará na bagagem o Vice-campeonato de Judô Brasileiro, coisa nunca vista em nossa cidade, tenho certeza que essa medalha tem “sabor de ouro”.
Como devem estar felizes os pais desses atletas... Catia Soledade e Waide Alcântara (pais de Lamrck) e Catia Borges e Dr. Dílson Hohlenwerger (pais corujas de Eloá)... Saibam que juntamente com voces, Barra do Rocha aguarda ansiosa pela chegada dos judocas que estão levando o nome do município para outros horizontes. Certamente uma grande festa será organizada para estes atletas, pois eles merecem todas as honras no momento.
Esperamos que isso seja apenas o começo para uma carreira repleta de vitórias e conquistas em suas vidas; afinal, com essa suada vitória, quem acabou recebendo o presente foi nossa Barra do Rocha, que através de vossos nomes deu um salto junto a modalidade esportiva do Judô.
Parabéns Lamarck e principalmente nossa Vice-campeã Brasileira de Judô Eloá Borges.