A Sessão na Câmara de Vereadores desta semana foi muito esperada por toda comunidade, pois tratava-se sobre a situação da Educação em Barra do Rocha e contava com a presença do Secretário Antonio Luiz para dar maiores esclarecimentos. Lembrando que tal iniciativa estender-se-á as demais Secretarias do município e na próxima seman será a vez do Secretário de Infra-estrutura, o Sr. Juarez.
Como de costume a primeira parte da sessão foi voltada aos requerimentos dos nobres vereadores, os quais foram lidos e aprovados em unanimidade pelo Legislativo. Dentre os requerimentos o que mais chamou a atenção veio através dos vereadores XEXEU e ANITA, onde a vereadora apresenta o projeto que tratava-se da coleta do lixo em nossa cidade, os pontos de lixo inadequados encontrados nas ruas, sem contar com os problemas causado pelos mesmo, alem de solicitar a mudança, ou maior empenho junto ao aterro sanitário do município (LIXÃO). O vereador XEXEU usou da palavra e explicou a relevância do requerimento, citando ainda que aquele LIXÃO está sendo comparado a um cartão postal da cidade, e que está faltando comando para solução do problema. Os outros requerimentos foram: Construção de uma guarita no início da Av. Vital Campos (Vereadora Anita), Reformulação do estatuto do Magistério (Vereadora Anita), Instalação de pára-raios no município (Vereadora Anita e Vereador Xexéu), Construção de quebra-molas em Barra do Rocha (Vereador Xexéu), Mudança dos dias da sessão, para que possa concluir sua faculdade (Vereador Xexéu), Reforma e instalação de energia no cemitério (Vereadora Eva), Solicitação de esclarecimentos da COELBA sobre as quedas de energia (Vereador Val) e Agendamento de reunião com a Promotoria Pública para reabertura do Hospital (toda câmara).
Todos os autores dos requerimentos explicaram a importância de cada um, e após todos foram aprovados por unanimidade, iniciando assim a sessão do dia 18/03 que tratava da Educação municipal, onde foi passada a palavra para o professor e Secretário Antonio Luiz e abertura para pergunta dos demais vereadores. O mesmo iniciou sua fala sobre o exercício de 2009, que apesar de difícil houve grandes avanços e destacou as muitas ações que foram realizadas. O ano de 2010 já começou em baixa e consequentemente uma serie de problemas veio acontecer, o local de funcionamento atual é insuficiente para implantação da sede da SEC e muitos trabalho estão sendo feitos em locais indevidos, etc., sendo que o maior problema veio no inicio do ano letivo, que diante do concurso público e suspensão dos contratos de professores as aulas só foram iniciada na zona urbana, mesmo com o número de efetivos inferior a demanda existente, sendo que os dois únicos professores da zona rural estão em atividade, Erisvaldo na Escola Telma Suely e Maria Isabel com uma única turma da Escola Antonio Motta. Consequentemente diante do problema, cidades circunvizinhas estão aproveitando a situação e matriculando os alunos do município, confessa que os ataques externos são grandes sobre o assunto, porem ele não pôde fazer nada já que de fato o inicio das aulas depende de outros fatores. Citou ainda que os serviços oferecidos pelos municípios atraem os pais de alunos, transporte e merenda de qualidade, ou seja, a assistência devida e se preocupa com a verba do FUNDEB em 2011, já que está é diretamente ligada aos alunos de 2010. O mesmo se prontificou a voltar quantas vezes for possível, caso continue no cargo e abriu o espaço para as perguntas dos nobres vereadores.
Vereadora ANITA: inicialmente questionou a ausência dos profissionais da Secretaria de Educação no local, sendo que estavam presentes apenas Núbia e Lauro. Diante das dificuldades e pelos seus 3 mandatos de legislação nunca precisou dizer que a educação estava em decadência, o que vem acontecendo em Barra do Rocha; que em conseqüência queda no número de aluno a verba do ano seguinte será menor; cita que está faltando autonomia para o setor, porem não se pode cruzar os braços e em parceria a solução deverá ser encontrada; não reprime os pais que estão matriculando seus filhos em outras escolas, afinal sempre querem o melhor para eles; solicita que seja feita urgente uma reunião entre Executivo, legislativo e Secretaria de Educação para buscar a solução do problemas; apela por mais solidariedade com a situação e fecha com a seguinte frase: educação parada, consequentemente teremos cidade atrasada.
Vereadora Eva: diz estar triste com a situação da evasão escolar que atravessa o município; questiona como será resolvido a situação se o maior problema e falta de dinheiro, pois não se pode iniciar aula sem professores; se prontificou a contribuir com o caso e caso se faça necessário poderá assumir uma sala voluntariamente em prol do bom andamento da educação; alertou para necessidade de que todos unidos devam fazer sua parte e abraçar a causa da educação.
Vereador Antonio: diz que sempre confiou na responsabilidade do professor e Secretario Antonio Luiz, porém se não há qualidade na educação não haverá desenvolvimento na cidade; questiona ao Secretário se tem conhecimento do valor real da verba do FUNDEB e se o valor é suficiente para o bom andamento da Educação. Em resposta Antonio Luiz diz que tem sim conhecimento, porem com a queda da arrecadação em 2009 afetou o andamento do setor e o valor não é suficiente, ele ainda explica que a não redução da folha também contribui para a situação, diz que muitas vezes sentou-se como prefeito para ver a situação, e sempre o executivo agiu com emoção e preferia correr risco à demitir o funcionário. O vereador fecha com a seguinte pergunta: Que solução a Secretaria tem para solucionar o problema? Inicialmente o que falta é o profissional, pois se estes estivem em exercício as aulas já haviam começado deste o dia 08/03/2010.
Vereador Val: relata que diante das palavras do Secretário e fácil fazer o diagnostico da educação, que está como “pires na mão”; falta um boa adequação e a mesma é em muitas vezes impotente em relação ao problema; como não se pode contratar se em outros setores há contratos, então que se homologue logo o concurso; falta local adequado para funcionamento, merenda e transporte de qualidade; o que ta faltando é autoridade por parte do Secretário, que depende de setores subordinados, quando deveria ser o contrário; deve estar faltando planejamento do Executivo.
Vereador Kak: parabeniza o Secretário e disse que o mesmo está fazendo milagre já que administra o setor sem recurso em mãos, pois nestes casos a administração deveria ser pela própria secretaria; apela para solução do caso o mais rápido possível; e por fim apela para os colegas mais empenho quanto outro problema que atravessa nosso município, o “Ribeirão do Rocha”, que encontra-s e praticamente morto e a água não corre como antigamente.
Vereador Marcio: declara sua admiração não só pelo professor, ou secretário, e sim pelo amigo que Luiz é; revela que diante dos muitos problemas já existentes, mais alunos virão em busca de transferências e tem conhecimento que os alunos da Lua Nova praticamente já estão na cidade de Ibirataia; outros problemas também contribui para o problema como estradas em péssimas condições e transporte precário com carros inadequados; varia localidades já estão sendo atendidas por municípios vizinhos e alem de perder alunos, mui em breve perderemos também eleitores; finaliza dizendo que se estivesse no lugar do Secretario já havia renunciado, por tudo que o mesmo representa em nossa comunidade.
Vereador Xexeu: revela que a situação é mesmo preocupante, devido o que já proporcionava em relação a educação; com pode faltar professor, faltar escola de qualidade, faltar aluno, faltar um setor para o bom funcionamento do órgão; finaliza deixando uma pergunta no ar: “será que o prefeito tem dado o apoio necessário para Educação”?
Vereadora Cleide: pede que cada colocação feita na noite em relação a Educação, foi para contribuir para solução dos problemas e espera a solução imediata para a situação, seja através da Secretaria, do Executivo ou até mesmo do Ministério Público; pergunta a Antonio Luiz se existe reuniões com o prefeito municipal sobre a situação. Em resposta ele diz que sempre se reúne e discute os problemas da educação, porém o que falta são recursos.
Finalizando o Secretario de Educação diz que em 2009 os alunos já ficaram matriculados para 2010, porem situações externas acontecerem e ocasionaram o problema. Agradece ao convite da Câmara de vereadores bem como a iniciativa, e solicita mais parceria para que e Educação volte a caminhar como em tempos passados, e fez um apelo aos ouvintes da zona rural para não matricularem os alunos em outro município.
Diante de toda problemática, agora é esperar a solução... e que ela venha urgente para que maiores problemas não sejam trazidos para nossa Barra do Rocha; não é hora de buscar ou encontrar o culpado, pois quem está sofrendo são nossos alunos, e o que a comunidade espera é o positivo resultado.
Como de costume a primeira parte da sessão foi voltada aos requerimentos dos nobres vereadores, os quais foram lidos e aprovados em unanimidade pelo Legislativo. Dentre os requerimentos o que mais chamou a atenção veio através dos vereadores XEXEU e ANITA, onde a vereadora apresenta o projeto que tratava-se da coleta do lixo em nossa cidade, os pontos de lixo inadequados encontrados nas ruas, sem contar com os problemas causado pelos mesmo, alem de solicitar a mudança, ou maior empenho junto ao aterro sanitário do município (LIXÃO). O vereador XEXEU usou da palavra e explicou a relevância do requerimento, citando ainda que aquele LIXÃO está sendo comparado a um cartão postal da cidade, e que está faltando comando para solução do problema. Os outros requerimentos foram: Construção de uma guarita no início da Av. Vital Campos (Vereadora Anita), Reformulação do estatuto do Magistério (Vereadora Anita), Instalação de pára-raios no município (Vereadora Anita e Vereador Xexéu), Construção de quebra-molas em Barra do Rocha (Vereador Xexéu), Mudança dos dias da sessão, para que possa concluir sua faculdade (Vereador Xexéu), Reforma e instalação de energia no cemitério (Vereadora Eva), Solicitação de esclarecimentos da COELBA sobre as quedas de energia (Vereador Val) e Agendamento de reunião com a Promotoria Pública para reabertura do Hospital (toda câmara).
Todos os autores dos requerimentos explicaram a importância de cada um, e após todos foram aprovados por unanimidade, iniciando assim a sessão do dia 18/03 que tratava da Educação municipal, onde foi passada a palavra para o professor e Secretário Antonio Luiz e abertura para pergunta dos demais vereadores. O mesmo iniciou sua fala sobre o exercício de 2009, que apesar de difícil houve grandes avanços e destacou as muitas ações que foram realizadas. O ano de 2010 já começou em baixa e consequentemente uma serie de problemas veio acontecer, o local de funcionamento atual é insuficiente para implantação da sede da SEC e muitos trabalho estão sendo feitos em locais indevidos, etc., sendo que o maior problema veio no inicio do ano letivo, que diante do concurso público e suspensão dos contratos de professores as aulas só foram iniciada na zona urbana, mesmo com o número de efetivos inferior a demanda existente, sendo que os dois únicos professores da zona rural estão em atividade, Erisvaldo na Escola Telma Suely e Maria Isabel com uma única turma da Escola Antonio Motta. Consequentemente diante do problema, cidades circunvizinhas estão aproveitando a situação e matriculando os alunos do município, confessa que os ataques externos são grandes sobre o assunto, porem ele não pôde fazer nada já que de fato o inicio das aulas depende de outros fatores. Citou ainda que os serviços oferecidos pelos municípios atraem os pais de alunos, transporte e merenda de qualidade, ou seja, a assistência devida e se preocupa com a verba do FUNDEB em 2011, já que está é diretamente ligada aos alunos de 2010. O mesmo se prontificou a voltar quantas vezes for possível, caso continue no cargo e abriu o espaço para as perguntas dos nobres vereadores.
Vereadora ANITA: inicialmente questionou a ausência dos profissionais da Secretaria de Educação no local, sendo que estavam presentes apenas Núbia e Lauro. Diante das dificuldades e pelos seus 3 mandatos de legislação nunca precisou dizer que a educação estava em decadência, o que vem acontecendo em Barra do Rocha; que em conseqüência queda no número de aluno a verba do ano seguinte será menor; cita que está faltando autonomia para o setor, porem não se pode cruzar os braços e em parceria a solução deverá ser encontrada; não reprime os pais que estão matriculando seus filhos em outras escolas, afinal sempre querem o melhor para eles; solicita que seja feita urgente uma reunião entre Executivo, legislativo e Secretaria de Educação para buscar a solução do problemas; apela por mais solidariedade com a situação e fecha com a seguinte frase: educação parada, consequentemente teremos cidade atrasada.
Vereadora Eva: diz estar triste com a situação da evasão escolar que atravessa o município; questiona como será resolvido a situação se o maior problema e falta de dinheiro, pois não se pode iniciar aula sem professores; se prontificou a contribuir com o caso e caso se faça necessário poderá assumir uma sala voluntariamente em prol do bom andamento da educação; alertou para necessidade de que todos unidos devam fazer sua parte e abraçar a causa da educação.
Vereador Antonio: diz que sempre confiou na responsabilidade do professor e Secretario Antonio Luiz, porém se não há qualidade na educação não haverá desenvolvimento na cidade; questiona ao Secretário se tem conhecimento do valor real da verba do FUNDEB e se o valor é suficiente para o bom andamento da Educação. Em resposta Antonio Luiz diz que tem sim conhecimento, porem com a queda da arrecadação em 2009 afetou o andamento do setor e o valor não é suficiente, ele ainda explica que a não redução da folha também contribui para a situação, diz que muitas vezes sentou-se como prefeito para ver a situação, e sempre o executivo agiu com emoção e preferia correr risco à demitir o funcionário. O vereador fecha com a seguinte pergunta: Que solução a Secretaria tem para solucionar o problema? Inicialmente o que falta é o profissional, pois se estes estivem em exercício as aulas já haviam começado deste o dia 08/03/2010.
Vereador Val: relata que diante das palavras do Secretário e fácil fazer o diagnostico da educação, que está como “pires na mão”; falta um boa adequação e a mesma é em muitas vezes impotente em relação ao problema; como não se pode contratar se em outros setores há contratos, então que se homologue logo o concurso; falta local adequado para funcionamento, merenda e transporte de qualidade; o que ta faltando é autoridade por parte do Secretário, que depende de setores subordinados, quando deveria ser o contrário; deve estar faltando planejamento do Executivo.
Vereador Kak: parabeniza o Secretário e disse que o mesmo está fazendo milagre já que administra o setor sem recurso em mãos, pois nestes casos a administração deveria ser pela própria secretaria; apela para solução do caso o mais rápido possível; e por fim apela para os colegas mais empenho quanto outro problema que atravessa nosso município, o “Ribeirão do Rocha”, que encontra-s e praticamente morto e a água não corre como antigamente.
Vereador Marcio: declara sua admiração não só pelo professor, ou secretário, e sim pelo amigo que Luiz é; revela que diante dos muitos problemas já existentes, mais alunos virão em busca de transferências e tem conhecimento que os alunos da Lua Nova praticamente já estão na cidade de Ibirataia; outros problemas também contribui para o problema como estradas em péssimas condições e transporte precário com carros inadequados; varia localidades já estão sendo atendidas por municípios vizinhos e alem de perder alunos, mui em breve perderemos também eleitores; finaliza dizendo que se estivesse no lugar do Secretario já havia renunciado, por tudo que o mesmo representa em nossa comunidade.
Vereador Xexeu: revela que a situação é mesmo preocupante, devido o que já proporcionava em relação a educação; com pode faltar professor, faltar escola de qualidade, faltar aluno, faltar um setor para o bom funcionamento do órgão; finaliza deixando uma pergunta no ar: “será que o prefeito tem dado o apoio necessário para Educação”?
Vereadora Cleide: pede que cada colocação feita na noite em relação a Educação, foi para contribuir para solução dos problemas e espera a solução imediata para a situação, seja através da Secretaria, do Executivo ou até mesmo do Ministério Público; pergunta a Antonio Luiz se existe reuniões com o prefeito municipal sobre a situação. Em resposta ele diz que sempre se reúne e discute os problemas da educação, porém o que falta são recursos.
Finalizando o Secretario de Educação diz que em 2009 os alunos já ficaram matriculados para 2010, porem situações externas acontecerem e ocasionaram o problema. Agradece ao convite da Câmara de vereadores bem como a iniciativa, e solicita mais parceria para que e Educação volte a caminhar como em tempos passados, e fez um apelo aos ouvintes da zona rural para não matricularem os alunos em outro município.
Diante de toda problemática, agora é esperar a solução... e que ela venha urgente para que maiores problemas não sejam trazidos para nossa Barra do Rocha; não é hora de buscar ou encontrar o culpado, pois quem está sofrendo são nossos alunos, e o que a comunidade espera é o positivo resultado.