O prefeito Jônatas Ventura, revelou ao repórter Celso Rommel que diante todos os eventos já ocorrido e organizado pelos prefeitos municipais, nada compara a conquista desta última visita, que diante as reivindicações e cobranças, se tudo ocorrer como combinado com o presidente lula, ainda este ano todos os município terão participação na arrecadação do Royalties, que é o importo referente a exploração do Pré-Sal. Na ocasião o prefeito Jônatas Ventura (conhecido como o pidão), na reunião realizada na Casa do Senado por volta da 16:00h de ontem, representou os pequenos municípios Bahia, falando em nome de todo o estado. Estas foram as palavras do nosso prefeito: "Todos devem se mobilizar. Não adianta mil prefeitos apoiarem, se quatro mil estiverem recuados. Vamos cobrar dos parlamentares que tomem posição e nos ajudem a defender os Municípios, pois, nós que os elegemos".
O protesto reuniu cerca de 1000 (mil) prefeitos de todo o Brasil, e sob a pressão dos presentes os deputados declararam apoio, ou seja, conseguimos aprovação e saímos vitoriosos. A decisão foi tomada mediante exposto na Ementa 387, onde os deputados aprovaram mudança do texto onde o município recebia toda a arrecadação de verba referente a retirada de petróleo. Como o petróleo é um recurso da União conforme a Constituição federal, nenhum município pode ser detentor de todos os impostos, todos os município devem ser beneficiados, para tristeza e repúdio da cidade do Rio de Janeiro que seria a única beneficiada. Neste sentido, muitos municípios receberão condições para atendimento das suas necessidades.
Esperamos que a lei seja sancionada o mais rápido possível pelo presidente, que quase por unanimidade foi aprovado pelos deputados presentes, uma das maiores vitórias já existente em todas as mobilizações na grande Brasília.
O Royalties deverá ser liberado ainda este ano e segundo estimativas, o recurso para Barra do Rocha representará um aumento expressivo na arrecadação municipal, se no período da crise já comemoramos os 300.000,00 (trezentos mil) liberados pelo Governo Federal, agora teremos a felicidade ainda maior, cerca de 1.000.000,00 (um milhão de reais) chegará por ano aos cofres da prefeitura por ano, que será dividido mensalmente e contribuirá efetivamente para o desenvolvimento do município.
Ao final da entrevista, o prefeito garante que sua ausência na cidade nos últimos dias tem por objetivo justamente a busca de desenvolvimento para nossa Barra do Rocha e sempre coloca-se a disposição para a busca do melhor para toda sociedade. Lembra ainda, que a população hoje apesar das dificuldades, luta constantemente para que os munícipes tenham em seus corações o prazer de viver em Barra do Rocha.
Parabéns prefeito! Realmente diante dos diversos problemas que atravessa a Prefeitura Municipal, essa é a melhor notícia recebida no ano de 2010. Vamos esperar que a verba seja liberada o mais rápido possível, para que assim a população barrochense retorne a conviver com plena felicidade de outrora, ou seja, volte ao significado do slogan: GOVERNO CIDADE FELIZ.
Confira na íntegra a notícia no site da Confederação Nacional dos Municípios, onde o prefeito Jônatas Ventura deu mais uma vez representou bem os municípios baianos: http://www.cnm.org.br/institucional/conteudo.asp?iId=157804
EM MEIO AS DIFICULDADES, BARRA DO ROCHA RECEBE BOA NOTICIA PARA O ANO DE 2010
Labels: Diversas, Política |Nesta manha de quinta-feira (11/03/2010), o prefeito municipal de Barra do Rocha falou ao vivo por telefone diretamente da capital do Brasil (Brasília), onde participou de mobilização dos prefeitos denominada "Os Municípios e as perspectivas para 2010", que tem como objetivo a busca por benéficos aos municípios mais carentes da Bahia e do Brasil. Na ocasição foram tratadas deliberações importantes sobre projetos que causam impacto negativo nos Municípios. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que lidera a mobilização, falou sobre o apoio de parlamentares às causas municipalistas e a busca por garantia de mais recursos com a distribuição igualitária dos Royalties do Pré-sal.