SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LANÇA PROJETO VOLTADO A PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS EM BARRA DO ROCHA

|

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Rocha/BA, junto com o Conselho Municipal de Saúde tem o objetivo de reestruturar as estratégias de promoção à saúde visando atender às necessidades sentidas e não sentidas da população, buscando melhorar as condições de saúde, através de ações de prevenção das doenças, recuperação da saúde e reabilitação. Isso explica o porque foi beneficiado pelo Governo Federal com financiamento para essa importante iniciativa.

O presente projeto: “UM OLHAR DIFERENCIADO NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DOS JOVENS BARROCHENSES NO COMBATE ÀS DROGAS”, traz para o foco de suas reflexões e discussões a prática de educação física corporal e a triste situação mundial dos efeitos das drogas, buscando a conscientização, bem como a prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas ilícitas. O Projeto deverá atingir os adolescentes de Barra do Rocha, visando conscientizá-los sobre os benefícios da educação física e dos males causados pelas drogas, demonstrando que a vida tem muito mais a oferecer, evitando, assim, o primeiro contato do jovem com o mundo do álcool e outras substâncias químicas. O projeto possui um caráter intersetorial, almejando envolver todas as instituições e todas as secretarias com o intuito de desenvolver os hábitos de vida saudável pela prática esportiva junto a adolescentes, com o apoio da equipe de gestores das escolas.

A metodologia deste projeto consiste em utilizar as micro-áreas, espaços escolares, ambientes familiares, para a realização de palestras, oficinas, seminários, atividades desportivas, educação em saúde, entre outros, como o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto aos riscos e danos do uso abusivo de álcool e outras drogas psicoativas, evitando o uso inicial destes.

As micro-áreas são divisões virtuais, com dimensões territoriais dos municípios, criados com o objetivo de redimensionar as ações em saúde, de acordo com as reais necessidades do território delimitado. Tendo como elo os Agentes Comunitários de Saúde, que além de realizarem educação em saúde nos domicílios, irão conduzir as famílias na participação de oficinas a serem realizadas em um local e hora programada.

Essas oficinas terão a participação de psicólogo, enfermeiro, assistente social. Nelas serão discutidos assuntos referentes ao papel da família no combate às drogas. As atividades serão dinâmicas, como palestras dialogadas, filmes que abordem a temática, dinâmicas de grupo, distribuição de panfletos/folhetos. Nos espaços escolares, limitado às instituições que abrigem nosso público alvo, serão promovidas – com a parceria e colaboração dos gestores – atividades desportivas extra-curriculares. Atividades estas, realizadas no turno oposto do discente, não comprometendo seu desenvolvimento e frequência no turno regular de estudo.

Entendemos que o meio familiar é a base para que todas estas ações dêem resultado. Por isso nosso foco na conscientização está voltada para este segmento, que permitirá o sucesso do projeto. Nessa conscientização a família será colocada em evidência, participando de palestras, oficinas, entre outros, sendo monitorada.

Parabéns a toda equipe da Secretaria de Saúde, principalmente ao Secretário Rodrigo Amparo que alem de desempenhar um excelente trabalho se preocupa com os jovens que se encontram em vulnerabilidade em relação a dependência das drogas.

Material extraído do próprio projeto.

Clique na imagem e conheça um pouco mais sobre o projeto.



 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |