Nos dias 26 e 27 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Barra do Rocha recebeu a visita dos técnicos Ítalo Freitas e Jaqueline Almeida visando Monitorar e Acompanhar as Ações do PAR em nosso município. Tal vista ocorreu devido uma base de dados contendo ações criadas em 2007 para serem desenvolvidas pela Secretaria. Agora por meio do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças - SIMEC propôs o Plano de Ações Articuladas (PAR), onde serão firmados acordos de cooperação entre governos municipais, estaduais e o Ministério da Educação, bem como fiscalizar o andamento das referidas ações.
Objetivo do Monitoramento: Contribuir para a obtenção dos resultados visados no desenvolvimento de cada sub-ação do PAR, subsidiando o Ministério da Educação e os dirigentes municipais nos processos que perfazem o ciclo da gestão da educação.
Objetivo do Monitoramento: Contribuir para a obtenção dos resultados visados no desenvolvimento de cada sub-ação do PAR, subsidiando o Ministério da Educação e os dirigentes municipais nos processos que perfazem o ciclo da gestão da educação.
O Monitoramento consite em: Verificar as ações que já aconteceram, as que estão acontecendo e as que ainda não iniciaram, bem como monitorar ações de execução do município e de Monitorar de assistência técnica do MEC.
Principais aspectos do Monitoramento: Atividade gerencial que permite controlar e avaliar as ações do PAR; Busca levantar e fornecer aos gestores municipais de educação dados e informações que possibilitem exame contínuo e periódico da execução das ações; Identifica os entraves que dificultam a realização das ações; Facilita a adoção de medidas corretivas; Indica quais ações colaboram para melhor qualificação da educação no município.
Pauta da visita técnica: 01. Apresentação do Projeto PAR Monitoramento; 02. Apresentação da Síntese do Monitoramento do PAR; 03. Acompanhamento do Comitê Local, na implementação das ações do PAR; 04. Discussões e definição de encaminhamentos para a superação das restrições; 05. Levantamento das adesões aos Programas PDE; 06. Orientação para atualização do módulo de Monitoramento do PAR no SIMEC.
Estavam presentes na reunião todo Comitê Estratégico Local, autorizado por decreto da Prefeitura Municipal e composto pela éqüite técnica da SMEC e profissionais da educação: Antonio Luiz, Maria Borges, Mariluce Freitas, Daniela Ferreira, Ivani Melo, Maria Alda, Jeciania Nunes, Núbia Cristiane, Lauro Elisio, Waide Alcântara, Rozana Pedrina, Silene Oliceira, Patrícia Alves. Durante o Evento os envolvidos no processo Educacional apresentaram detalhadamente como anda cada ação do município, cerca de 70 (setenta), ou seja, quais já foram finalizadas, quais estão em andamento e as que ainda não foram iniciadas.
O primeiro dia foi apenas voltado a apresentação para que os profissionais tenham conhecimento da verdadeira importância do PAR para o município, pois uma vez este sendo realizado o município automaticamente é beneficiado junto ao Ministério da Educação. Na verdade muitos benéficos já vieram para Barra do Rocha através deste Projeto, entre eles o PROINFO, SALAS MULTIFUNCIONAIS, PLATAFORMA FREIRE, etc. e muito mais estão por vir.
No segundo dia após recolher todas as informações referentes as ações criadas desde 2008 pelo município, era a hora de por a mão na massa e partir para o Sistema Informatizado, onde com o acompanhamento da técnica Jaqueline Almeida o técnico responsável da SMEC conseguiu fechar mais de 50% do monitoramento do PAR, o que foi interrompido por falta de internet.
Toda visita serviu para mostrar a preocupação do Ministério da Educação para com os municípios em relação as responsabilidades cabíveis por cada Secretaria. A educação vem passando por um processo de mudança para melhor, então ambas as partes devem contribuir para que isso aconteça.
Agradecemos em especial aos técnicos Ítalo Freitas e Jaqueline Almeida pela paciência e acima de tudo pelo profissionalismo exercido nos dois dias de visita. Lembrando a vocês que a Secretaria Municipal de Barra do Rocha promete cumprir com suas obrigações em busca de maiores benefícios para Educação, tendo agora uma maior preocupação em relação as ações voltadas à projetos federias disponibilizados pelo Ministério da Educação.